- Publicidade -
CotidianoAção do Baep contra tráfico de drogas gera revolta após morte de jovem, em Campinas

Ação do Baep contra tráfico de drogas gera revolta após morte de jovem, em Campinas

O comandante do batalhão disse que os envolvidos tem relação com traficantes; familiares alegam inocência 

- Publicidade -

 

Leonardo do Nascimento Mariano, de 18 anos, foi atingido em um beco do Paranapanema (Foto: Reprodução/EPTV) Confronto entre policiais e bandidos terminou com baleados em Campinas (Foto: Helen Sacconi/EPTV)

Uma ação da polícia militar contra o tráfico de drogas no Jardim Paranapanema, em Campinas, terminou com dois menores apreendidos, um policial ferido e um jovem de 18 anos morto. A operação do Batalhão de Ações Especiais (Baep) gerou reclamação dos moradores. O comandante do batalhão alega que os envolvidos tem relação com traficantes – leia mais abaixo.

A confusão foi na entrada de um beco do bairro. Moradores começaram a filmar porque não estavam concordando com o jeito que os policiais do Baep abordavam um suspeito. Em entrevista ainda no local, o Coronel André Luiz Pacheco disse que os policiais faziam uma operação pra combater o tráfico de drogas e que um PM foi atingido por um tiro de raspão.

LEIA TAMBÉM

Campinas reabre Bosque do DIC 1 neste sábado; veja lista de parques abertos

Final de semana terá mínima de 13ºC na região; veja previsão

“Houve uma reação a uma abordagem policial contra um homem. Dois policiais fizeram uma abordagem e dessa abordagem houve um disparo não proveniente da arma dos policiais, mas de um terceiro, que estava na aglomeração. O disparo veio a atingir a cabeça de um policial militar. Ele foi socorrido no Mário Gatti, o tiro pegou de raspão, ele está em observação pelo protocolo de trauma na cabeça”, relatou o Coronel.

Em seguida, a versão mudou. Na verdade, o policial foi atingido por um tijolo. Durante a confusão, segundo a corporação, suspeitos tentaram fugir e começou uma troca de tiros. Leonardo do Nascimento Mariano, de 18 anos, foi atingido e morreu no local. Junto com ele estavam dois menores. A mãe e o padrasto de Leonardo afirmam que o jovem não tem envolvimento com o tráfico e foi morto inocentemente.

- Publicidade -
Confronto entre policiais e bandidos terminou com baleados em Campinas (Foto: Helen Sacconi/EPTV)

VERSÃO DOS FAMILIARES

Os menores apreendidos foram encaminhados para o 1º Distrito Policial, sendo um adolescente de 16 anos e uma jovem de 17 anos, que está grávida e era namorada de Leonardo, que foi morto. A família da vítima disse ainda que ele não estava armado e que não houve troca de tiros.

“Meu filho é inocente e morreu inocente. Por que eles atiraram? É isso que a gente não entende. Trocou tiro com a polícia, mas não tinha arma”, disse a mãe da vítima, Aparecida Regivania Barbosa Silva.

Uma moradora do bairro que prefere não se identificar disse como foi a ação da polícia. “Os policiais estavam batendo no moço, na frente da mãe. A mãe do moço falou não precisa bater, leva pra delegacia, leva preso. E bateram muito. A população, querendo ou não, se rebelou. Acabaram tacando um tijolo. Ele (Leonardo) não tava armada. Ele saiu de dentro da casa dele, na hora que ele aportou no portão, os policiais começaram a meter bala”, disse a testemunha.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, deu suporte na operação. Em frente ao 1º Distrito Policial, mais de dez viaturas foram deslocadas para o local.

O OUTRO LADO

No final da tarde, a corporação informou que foram apreendidas drogas, armas e munições durante a operação. Segundo o coronel do Baep, Leonardo e os jovens apreendidos tinham relação com o tráfico de drogas. Em nota, a SSP (secretaria de Segurança Pública) informou que Leonardo entrou em confronto com os agentes e foi baleado. Uma arma foi apreendida no local.

“O suspeito conseguiu fugir durante o tumulto. Posteriormente, as equipes localizaram um homem na Viela Josefa da Silva. Ele entrou em confronto com os agentes e foi baleado. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local e confirmou o óbito. Um revólver calibre 38 foi apreendido”, informou.

O policial que foi ferido na cabeça com o tijolo foi socorrido e permanece no Hospital Mário Gatti em observação. Os dois menores apreendidos continuam na delegacia. O comandante do Baep também disse que a corregedoria da Polícia Militar acompanhou o caso e vai investigar a conduta dos policiais.

“A ocorrência foi encaminhada ao 1º DP de Campinas para registro do boletim de ocorrência. A Polícia Militar apura os fatos por meio de Inquérito Policial Militar”, acrescenta a SSP.

LEIA MAIS

Taça EPTV de Futsal 2023: Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -