Um adolescente suspeito de envolvimento na morte do professor Michel Herdeiro Nascimento, em frente à Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, em Sumaré, na manhã desta quarta-feira (21), confessou o ato infracional. A informação foi divulgada pelo 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais).
De acordo com a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), um adolescente foi apreendido e um homem preso em flagrante suspeitos do crime. Segundo o Baep, os dois afirmaram que queriam roubar a motocicleta do professor e negaram que conheciam a vítima. O menor informou atirou porque teria entendido que ele iria reagir ao assalto.
“Esse menor não tem relação nenhuma com o professor. É importante frisar isso , pela sua confissão que o crime não foi focado em um homicídio premeditado contra aquela pessoa. Foi um assalto que culminou em um homicídio. O autor entendeu que poderia haver uma reação da vítima e acabou efetuando o disparo”, Majo da PM Honey Lima.
Com eles a polícia encontrou a moto usada no crime e outras duas que foram furtadas, além da arma utilizada para matar o professor.
Por meio de nota a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) informou que lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos do docente. A nota informa que as aulas de hoje (21) foram suspensas e, nesta quinta-feira (22), a escola estará aberta para receber alunos e profissionais da unidade que desejarem algum suporte da equipe do Programa de Melhoria da Convivência Escolar ou do psicólogo da escola. A merenda será servida normalmente em todos os dias.
A partir de sexta-feira (23), o retorno das atividades na unidade será pautado na escuta ativa e no acolhimento pelos profissionais do programa Conviva-SP, juntamente com psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas, que prestarão todo o apoio e assistência à comunidade escolar. O retorno regular das aulas está previsto para segunda-feira (26).
Como aconteceu a morte do professor
Michel foi atingido por dois disparos nas costas quando chegava para trabalhar no colégio, por volta das 6h30 – veja imagens aqui. Ele foi surpreendido pelos suspeitos quando reduziu a velocidade da moto em que estava para entrar no estacionamento da escola. O professor morreu no local.
Num primeiro momento, a polícia trabalhava com a hipótese de homicídio, segundo apuração da EPTV. A hipótese de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, não era descartada, mas os agentes informaram que, a partir das imagens de câmeras de segurança, as características do crime não são evidentes.
Quem era o professor que morreu baleado em Sumaré
Michel Herdeiro Nascimento, de 51 anos, era professor de história na E.E. Wadih Jorge Maluf, localizada na região do Matão. Ele era religioso e participava de um clube de motos. O docente deixa a esposa e dois filhos.
Aulas foram suspensas
Por conta do ocorrido, as aulas do colégio foram suspensas nesta quarta-feira (21), segundo nota da Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo).
A Pasta também informou que “repudia qualquer tipo de violência e lamenta o ocorrido em frente à unidade”, e se solidariza com familiares e amigos do docente.
Além da suspensão das aulas, profissionais do Conviva-SP (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar), juntamente com psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas, prestarão todo apoio à comunidade escolar, afirma a Seduc.
Nota da SSP:
Um adolescente foi apreendido e um homem preso em flagrante suspeitos pelo crime. O caso está sob investigação na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, em conjunto com o 4º Distrito Policial de Sumaré. As equipes seguem realizando as demais diligências visando o esclarecimento dos fatos. A Polícia Militar foi acionada por volta das 6h40 desta quarta-feira (21) para atender à ocorrência na Rua Santa Clara. No local, os agentes encontraram o professor, de 51 anos, já sem vida. Segundo o apurado, a vítima estava chegando à escola de motocicleta quando foi abordada por dois criminosos, também em uma moto. O garupa efetuou disparos de arma de fogo, atingindo o professor. Exames foram solicitados ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como homicídio consumado.
afirmou a SSP, em nota
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Concurso seleciona fotografias de cenários turísticos de Piracicaba; veja como participar
Eleitorado cresce 8% em quatro anos em Piracicaba, aponta TSE; veja perfil