Começou a temporada para as compras de Natal. E o que se espera para as próximas semanas é o comércio central da cidade lotado de pessoas em busca de um presente ou lembrancinha.
Muita gente distraída olhando vitrines, falando no celular… e é aí que os criminosos se aproveitam para agir.
Nesta época a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar é sempre reforçada nas ruas, mas cada um precisa fazer a sua parte. Por isso, o especialista em segurança, Adalberto Santos, dá algumas orientações básicas para evitar transtornos.
Alguns exemplos:
Celular – Um dos erros que as pessoas mais cometem hoje é andar com o celular na mão. Ou elas estão falando no aparelho, ou tirando fotos, fazendo selfies, vídeos, literalmente exibindo um bem “caro” pra quem quiser ver. O fone de ouvido também, a partir do momento que você está na rua com ele, o bandido já deduz que você está com um celular. Então, em hipótese alguma, não demonstre que você está com um aparelho. O celular é um chamariz para o bandido. E muitas vezes você pode inclusive se machucar, como já aconteceu em muitos casos, porque o bandido vem com violência e arranca o fone de ouvido de você.
Bolsa – A bolsa deve sempre estar fechada, de preferência colada ao corpo, e se puder, coloque-a na parte da frente do seu corpo. Assim você pode enxergá-la e ter domínio sobre ela.
Carteiras – Evite deixá-las no bolso de trás. É tanta gente caminhando que alguém esbarra em você, arranca a sua carteira do bolso e você nem percebe. Bandidos costumam arrancá-las de dentro de bolsas também sem as pessoas notarem, por isso vale a recomendação acima.
Lembrando que os cuidados não devem ser tomados somente nas ruas. Dentro das lojas é muito comum os bandidos agirem também. Portanto todo cuidado é pouco. Ladrão não vai em quem está prestando atenção; a vítima em potencial é aquela que está distraída. Claro que mesmo prestando atenção e tomando todos os cuidados, sabemos que não existe risco zero. “Você pode minimizar a possibilidade de acontecer. Quanto mais estiver atento, menor a probabilidade de você ser mais uma vítima”, afirma o especialista.
CUIDADOS COM A SEGURANÇA DA CASA
Se você for viajar ou se ausentar da sua casa nas festas de final de ano , temos dicas importantes, não só para que sua residência não seja assaltada, mas também pequenas coisas que podem virar grandes transtornos.
– Certifique-se de que todas as portas e janelas estão trancadas
– Se você mora em casa, avise seu vizinho e deixe seu telefone para qualquer emergência. Peça para ele avisar sobre qualquer movimentação
estranha.
– Caso você more em apartamento, é importante avisar o síndico ou zelador. Caso alguém vá até seu apartamento nesse período, é importante que eles saibam.
– Não deixe a chave na portaria.
– Não deixe todas as luzes acesas. Elas podem chamar a atenção durante o dia, indicando que não tem ninguém em casa. Se possível instale temporizadores em algumas luzes da casa.
– Desligue o gás e certifique-se de que todas as torneiras estão fechadas, assim como objetos eletrônicos desligados da tomada – isso evita que, caso ocorra alguma sobrecarga elétrica, possa inclusive acontecer um incêndio.
– Muito cuidado com o que você posta nas redes sociais. Sem você saber, você pode estar sendo monitorado.
– Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casa vazia. Peça para alguém de confiança recolher pra você. O ideal também é suspender a entrega de jornais nesse período.
Adalberto Santos – é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.