A secretaria de Saúde de Campinas publicou, nesta quinta-feira (5), a 22ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, com 32 bairros classificados como áreas de alto risco para transmissão de dengue – veja a lista completa abaixo.
A definição leva em conta uma série de indicadores técnicos, como a incidência de casos, registro de transmissões recentes, dificuldade de acesso a imóveis, densidade populacional e a necessidade de reforço na comunicação de risco com a população.
Quais bairros estão em alerta para a dengue?
- Leste: Jardim Guanabara, Cambuí, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Botafogo;
- Noroeste: Jardim Garcia, Vila Castelo Branco, Vila Padre Manoel da Nóbrega, Campina Grande e Residencial São Luiz;
- Norte: Jardim Aurélia, Jardim do Vovô, Vila Proost de Souza, Vila Teixeira, Vila Nova Teixeira, Residencial Parque Bandeirantes e Vila Iapi;
- Sudoeste: Vila União, Jardim Yeda, Jardim Santa Lúcia, Jardim Capivari, Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Cristina, Vila Aeroporto e Chácara Santa Letícia;
- Sul: Jardim San Diego, Jardim Nova América, Jardim Irmãos Sigrist e Residencial da Paz;
- Suleste: Vila Industrial, Vila Lemos, Jardim São Fernando e Jardim Paranapanema.
Mutirão contra a dengue
Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura realiza o 10º Mutirão Municipal de 2025 contra a dengue e outras arboviroses. A ação acontecerá das 8h às 17h, em oito bairros: Parque Residencial Vila União, Jardim Santa Lúcia, Jardim Yeda, Vila Palácios, Núcleo Residencial 2 de Julho, Jardim Bordon, Jardim Márcia e Jardim Novo Campos Elíseos.
O mutirão envolverá cerca de 150 participantes, entre agentes de saúde, trabalhadores da Secretaria de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
As equipes, divididas em 14 grupos, farão visitas a residências e comércios para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, além de orientar os moradores sobre prevenção.
Um drone será utilizado para identificar possíveis criadouros em imóveis desocupados ou abandonados, como piscinas e caixas d’água. Se forem encontrados locais com descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada.
O ponto de encontro das equipes será o Centro de Referência da Juventude, na Rua Dusolina Leone Tournieux, 143, no Parque Residencial Vila União. Duas equipes partirão do local e as demais seguirão diretamente para os outros bairros. O balanço da operação será divulgado na segunda-feira (9).
Assistência
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: carro invade lanchonete após motorista se assustar com viatura da PM
Piracicaba terá festival com cervejas artesanais, gastronomia e música ao vivo; veja local