Um aluno da Unicamp criou um aplicativo que mapeia os casos de roubos e furtos no distrito do Barão Geraldo, em Campinas. O aplicativo mostra em tempo real as ocorrências na região do distrito onde está localizado o campus.
Em uma semana de funcionamento, pouco mais de 100 pessoas da universidade se cadastraram e indicaram cerca de 20 locais com as ocorrências em Barão.
O aplicativo foi desenvolvido por um estudante do último ano de medicina que teve o carro furtado dentro do campus. A intenção é tentar alertar as pessoas que circulam por Barão Geraldo, segundo o criador, Vitor Cabello.
Para garantir a segurança dos usuários, somente alunos, professores e funcionários da universidade podem se cadastrar através do e-mail interno do campus. Ele afirmou que o administrador do APP tem acesso a um relatório com histórico, local e data e, até o momento da publicação desta reportagem, todos os casos foram registrados fora do Campus, disse em entrevista à EPTV Campinas.
LEIA MAIS
Campinas inicia a semana com 127 vagas de emprego no Cpat; confira salários
Campinas inicia imunização contra a covid com vacina bivalente; veja quem pode tomar
“Com o aplicativo você consegue chegar de um ponto a A para um ponto B por rotas mais seguras”, explicou o estudante.
O aplicativo mostra um mapa da região em cinza e quando aparecem pontos em verde – são os indicativos de um risco.
DADOS
Segundo dados do 7º Distrito Policial, localizado no distrito de Barão Geraldo, houve um aumentou no número de ocorrências de roubos e furtos no local entre 2021 e 2022.
Em 2021, foram registrados 211 casos de roubo e 902 de furtos, no ano passado, os números cresceram para 288 ocorrências de roubos e 1.220 de furtos.
Ainda segundo dados da Polícia Civil, em 2022, todos os dias, pelo menos quatro pessoas foram vítimas de furto ou de roubo no distrito de Barão Geraldo.
LEIA TAMBÉM