Estudantes das escolas municipais de Campinas vão passar por consultas oftalmológicas gratuitas em rede credenciada, a partir de fevereiro do ano que vem. O Instituto Penido Burnier e a Clínica Oftalmocenter foram credenciados na última semana no projeto “Visão do Amanhã”. Ambas as clínicas ficam no Centro da cidade. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Educação, 4.646 estudantes farão os exames nessas clínicas.
Dados do Censo Escolar mostram que entre 10% e 20% da população infantil matriculada na rede municipal de ensino precisa de algum tratamento relacionado à refração. Além disso, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 7,5 milhões de crianças, em idade escolar, tenham algum tipo de deficiência visual, e que 25% delas apresentam sintomas.
Voltado para a saúde oftalmológica, o projeto busca anualmente, sempre no primeiro bimestre, exames de acuidade visual em todos os alunos matriculados em escolas municipais. Com investimento de 1,1 milhão, a iniciativa da Secretaria de Educação tem o objetivo de atender até 14 mil alunos no período de um ano.
“Esse é um projeto que se tornará perene na rede, porque os alunos vão chegar e aqueles que vão para consulta terão de ter o acompanhamento de um médico oftalmologista”, explicou o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.
Principais patologias
Do início deste ano até o momento, o projeto fez o teste de Snellen em 34,7 mil estudantes. Os professores foram responsáveis por fazer a aplicação nos alunos, após esses profissionais passarem por uma formação orientada pelo Instituto Penido Burnier.
Deste total, 20.039 estudantes fizeram um segundo teste, desta vez com a utilização de um aparelho. O equipamento indicou que 4.646 alunos deveriam ser encaminhados a uma consulta oftalmológica. O maior índice de indicações foi para as crianças com idade de 5, 6 e 4 anos, respectivamente.
Veja o ranking das principais patologias identificadas:
- astigmatismo,
- miopia,
- anisometropia,
- estrabismo,
- hipermetropia,
- anisocoria e
- emetropia.
“O aumento da miopia se deve ao uso das telas e a falta de sol. A situação é grave e isso acarreta a evasão escolar e repetência”, afirmou o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.
Importância do uso do óculos
De acordo com oftalmologista, uma pesquisa realizada com 36 mil alunos de Campinas mostrou os seguintes resultados a partir do uso de óculos:
- 50% melhorou no rendimento escolar;
- 88% apresentou mais interesse nos estudos;
- 91% passou a fazer atividades que antes não fazia;
- 100% relatou não sentir mais dor de cabeça.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quanto de Imposto o ganhador da Mega da Virada vai precisar pagar?