
As supostas ameaças de chacina recebidas por duas escolas estaduais de Campinas nos últimos dias são vistas como “boatos compartilhados em redes sociais” pela secretaria de Educação do Estado de São Paulo. As escolas seguem funcionando normalmente.
As escolas Professor Newton Pimenta Neves e Orlando Signorelli foram mencionadas nas postagens, assim como uma outra escola no bairro Rosalina. O caso foi registrado no 9º Distrito Policial, no Jardim Aeroporto.
Em comunicado enviado à imprensa nesta quinta-feira (24) sobre a situação, a pasta argumenta que as duas unidades escolares citadas nos textos “seguem tentando identificar a origem deste conteúdo”.
“Ainda assim, os casos foram registrados na Plataforma Conviva e a Ronda Escolar foi acionada para intensificar o policiamento na região das escolas. As atividades presenciais não foram afetadas”, diz a nota.
MONITORAMENTO
Além de solicitar reforço à PM (Polícia Militar) no entorno dos estabelecimentos de ensino, a secretaria alega que o Gispec (Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar) monitora as escolas.
O gabinete, conforme o texto da pasta de Educação, realiza estudos sobre a violência na área de segurança das escolas e o planejamento de estratégias, tanto nas sedes administrativas quanto nas escolas”.
“Em caso de ocorrências graves, o profissional da educação pode acionar rapidamente as forças de segurança. As Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Campinas Oeste seguem à disposição da comunidade”, pontua.