O Sindicato Rural de Amparo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), realiza uma premiação do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas, da safra de 2021. O evento acontece no dia 11 de março, às 18h, no Museu Bernardino de Campos. Veja os vencedores por categoria abaixo:
Café Natural
Roberto Broto Marchi (Serra Negra) – 1º
João Paulo Ribeiro Capobianco (Socorro) – 2º
Ellen Souza Pinto Fontana (Socorro) – 3º
Hevelin S Makimoto (Serra Negra) – 4º
Café Cereja Descascado
Elza Ganem Dib (Serra Negra) – 1º
Cibele Merie Dib (Serra Negra) – 2º
Cesar Dib (Serra Negra) – 3º
Fazenda Ycatu Agronegócios (Amparo) – 4º
Café Micro Lote
Natalicio de Oliveira Neves (Monte Alegre do Sul) – 1º
Rosana Ap Preto S Marchi (Serra Negra) – 2º
Café Nanolote
Ellen Souza Pinto Fontana (Socorro) – 1º
De acordo com os organizadores, o evento ainda contará com palestras. Com o tema “A importância da qualidade na produção e preparo do café para consumo”, a apresentação terá a presença da analista sensorial de café, Camila Arcanjo, e do especialista em torra de café, Marcelo Pazinatto.
Segundo os responsáveis pelo concurso, a iniciativa visa reconhecer a importância da alta qualidade dos cafés produzidos na região para o fortalecimento da identidade geográfica do grão. Confira as particularidades de cada categoria do concurso:
*Natural: preparados pelo processo natural (via seca);
*Cereja descascado: preparados pelo processo de cereja descascado ou despolpados (via úmida);
*Micro-lotes: preparado de qualquer forma, proveniente de propriedades com até 15 hectares de área total, condição que deverá ser atestada pela comissão organizadora;
*Nanolote: preparados de qualquer forma, tanto natural quanto cereja descascado, com peneiras 17 e 18, tipo 2 3 para melhor em volume de 20 kg.