A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) revelou que a Voepass operou 2.687 voos com aeronaves em condições consideradas não aeronavegáveis, ou seja, sem a manutenção necessária, após o acidente que matou 62 pessoas em Vinhedo, em agosto de 2024.
A informação foi apresentada durante a reunião que cassou, de forma definitiva, o Certificado de Operador Aéreo da companhia nesta terça-feira (24). Também foi imposta uma multa de R$ 570,4 mil à companhia. A decisão impede a empresa de operar voos no país e não cabe mais recurso.
O órgão identificou “falhas graves e persistentes em sistemas da empresa”. A medida foi tomada após o acidente ocorrido em 9 de agosto de 2024, quando um avião operado pela Voepass caiu em Vinhedo, matando 62 pessoas — 58 passageiros e quatro tripulantes.
Desde o acidente, a Anac passou a monitorar a empresa por meio de uma operação assistida e encontrou diversas falhas graves. Segundo a agência, foram identificadas irregularidades em inspeções obrigatórias de manutenção que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa.
A Anac concluiu que a estrutura da Voepass perdeu a capacidade de prevenir falhas, comprometendo a segurança das operações. A cassação já havia sido determinada em primeira instância em maio, mas a empresa recorreu. Na reunião desta terça, o plenário da diretoria da Anac manteve a decisão por unanimidade.
Em nota, o Ministério dos Portos e Aeroportos afirmou que a medida reforça o compromisso com a segurança do transporte aéreo no país.
Durante a reunião, o advogado da Voepass classificou a decisão como uma “pena perpétua” e criticou a rapidez do processo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: carro pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Capivari
Árvore cai em pátio de escola durante ventania em Piracicaba