Diferente de muitos municípios da região, o aniversário de Campinas é considerado dia útil nesta quinta-feira (14), quando a metrópole comemora 248 anos.
Ao invés da comemoração do dia da fundação de Campinas, uma lei municipal de 1949 instituiu como feriado o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, celebrado em 8 de dezembro.
Outra legislação, datada de 1971, cita o dia 14 de julho como data comemorativa de fundação de Campinas, mas não aborda o dia como feriado.
LEIA MAIS
Registro de furtos cresce 49% em delegacia do Cambuí, em Campinas
Prefeitura inicia Prova de Vida para servidores aposentados de Campinas
Para a historiadora e pesquisadora da Unicamp e do IHGG (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico) de Campinas, Eliane Morelli Abrahão, a data de fundação da cidade sofre com algumas discussões históricas.
“Para alguns, era considerado o dia 13 de setembro como a data que marcaria a fundação da cidade devido à chegada de Barreto Leme, que foi o fundador da cidade e da nossa região. No entanto, os historiadores pesquisaram sobre essa questão e a documentação mostra que, em 14 de julho de 1774, você já tinha famílias aqui na freguesia e, portanto, tem que considerar essa data, que foi a data da primeira missa. Então, tem toda essa discussão”, afirma.
Além disso, a chegada de Barreto Leme foi marcada por outros acontecimentos. “Barreto Leme vem pra cá em setembro de 1772 e faz uma doação de terreno para a cidade. Depois, se determina a fundação da cidade. Na época, chamada de Campinas do Mato Grosso, que pertencia ao distrito de Jundiaí e ainda não tinha o nome de Campinas”, comenta.
PRIMEIRA MISSA
Em 14 de julho de 1774, numa capela provisória, foi celebrada a primeira missa oficializando a fundação da Freguesia Nossa Senhora de Conceição de Campinas.
Para a historiadora Eliane Morelli Abrahão, a devoção dos campineiros já vem desta época e influencia na escolha do feriado municipal no dia 08 de dezembro.
“Eu acredito que você já tem esse caráter religioso e essa devoção à nossa padroeira e por isso que você acaba determinando essa data, a catedral em homenagem à ela e tudo, mas isso já vem de antes da fundação da Catedral, por conta da missa”, relata.
De acordo com a arquiteta restauradora Ana Villanueva, a data da fundação política/administrativa de uma cidade é mais abrangente e democrática do que a data religiosa, mas a primeira missa na cidade é um marco especial para os moradores.
“A missa em uma capela provisória fez o marco da mudança política e administrativa de bairro para freguesia”, comenta a historiadora da Unicamp.
CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, a catedral começou a ser construída em 06 de outubro de 1807, sendo terminada somente em 1883.
Com interior no estilo barroco e fachada neoclássica, a Catedral Metropolitana é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com 4 mil metros quadrados.
LEIA TAMBÉM
Férias de julho: demanda por pacotes aumenta em 100%