A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, nesta quinta-feira (27), o recolhimento imediato de diversos lotes de lava-roupas da marca Ypê após a identificação de contaminação microbiológica pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Os produtos são fabricados pela Química Amparo Ltda., empresa responsável pela marca.
A contaminação foi identificada em análises internas da própria fabricante. Após receber o alerta, a Anvisa determinou o recolhimento dos produtos e suspendeu imediatamente a fabricação, distribuição, comercialização e uso dos lotes afetados.
Produtos e lotes que devem ser retirados do mercado
- Lava Roupas Líquido Ypê Express – 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011*, 205011 e 176011
*número repetido no comunicado oficial - Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – 254031 e 193021
- Lava Roupas Líquido Ypê Power Act – 190021, 223021 e 228031
A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria resistente a vários tipos de desinfetantes e pode causar infecções de pele, olhos e problemas respiratórios, principalmente em pessoas com baixa imunidade. Apesar de o risco de contaminação em produtos de limpeza ser menor do que em ambientes hospitalares, a Anvisa afirma que a presença da bactéria torna os lotes impróprios para uso e representa risco à saúde.
A Química Amparo informou que já iniciou o recolhimento dos produtos e orientou consumidores que possuam itens dos lotes afetados a interromper o uso. A empresa também deve divulgar canais de atendimento para troca ou reembolso.
Fique ON
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
Também estamos on no Threads e no Youtube.
LEIA TAMBÉM
“Barbie do Crime” é presa em Piracicaba por furtos em condomínios de luxo
Farmácia de Alto Custo de Piracicaba reabre em novo endereço com espaço ampliado