A Prefeitura de Americana vai cancelar 759 multas por infração de trânsito por causa de um erro registrado em novos equipamentos de radares instalados na cidade. Desse total, ao menos 693 multas foram por avanço no sinal vermelho e 66 por trafegar com velocidade acima do permitido. Segundo a Administração, as multas foram enviadas de forma equivocada.
A Administração informou que os equipamentos começaram a operação no dia 2 de março. Porém, os proprietários dos veículos que foram notificados pela infração, não serão penalizados. Ou seja, não vão precisar pagar a multa e nem vão receber pontos na carteira de habilitação. Em razão disso, os notificados receberão uma carta da empresa responsável pelos radares da cidade esclarecendo o ocorrido.
LEIA TAMBÉM
Ponte Preta: veja quem pode ser o adversário na semifinal da A2 do Paulistão
EXPLICAÇÃO
Há dois motivos para o erro ter ocorrido, segundo a Prefeitura da cidade. A primeira seria em relação ao avanço do sinal vermelho. A falha aconteceu no período noturno, o aparelho não teria “travado” durante o horário permitido de avanço do sinal e acabou multando em horário em que a ação é permitida.
Sobre o avanço de velocidade, as notificações aconteceram durante o período de teste dos equipamentos, que entraram em operação apenas no dia 2 de março. Ou seja, antes da data sinalizada.
Segundo a Prefeitura, ambas as falhas ocorreram no decorrer de transição de sistema de atendimento a uma nova empresa, a Mobit (Mobilidade, Iluminação e Tecnologia) responsável pela instalação dos aparelhos.
RADARES
Os radares em Americana entraram em operação no segundo dia de março e estão instalados nos seguintes trechos:
- Avenida Maranhão – Bairro Praia Azul, em ambos os sentidos
- Avenida Unitika – Jardim Helena – ambos os sentidos
- Estrada Municipal Ivo Macris, 1080 – ambos os sentidos
- Avenida Brasil, 1910 – Jardim Santo Antônio
- Avenida Raphael Vitta – Centro – ambos os sentidos
- Avenida Nicolau João Abdalla – Salto Grande – ambos os sentidos
- Avenida Abdo Najar – Vila Santa Catarina – ambos os sentidos
- Avenida Padre Osvaldo Vieira de Andrade – Terra América – ambos os sentidos
LEIA MAIS
Pesquisadores desenvolvem método para monitorar onças na Amazônia