Depois de registrar o furto de placas e estatuetas de bronze de lápides do Cemitério da Saudade na última semana, a Prefeitura de Campinas anunciou nesta semana que vai instalar 11 câmeras de segurança e uma cerca elétrica, além de ampliar de quatro para oito o número de vigilantes no local.
Segundo a Administração municipal, a cerca elétrica será adicionada em toda a extensão e as câmeras terão capacidade para monitorar os 180 mil metros quadrados da área. “Uma das câmeras é especial e permitirá a visão 360 graus da área. Todas serão interligadas ao sistema Monitora Campinas”, detalha a nota.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os equipamentos terão o reforço de um sistema de inteligência artificial que vai ampliar a capacidade de alerta do sistema. O trabalho de instalação começa na próxima quarta-feira (29). Depois disso, na quinta (30), mais vigilantes passarão a trabalhar no cemitério.
Responsável pela gestão do local, a Setec (Serviços Técnicos Gerais) afirmou que a mudança será possível após uma nova empresa assumir a área de vigilância. Por fim, a cerca elétrica também deverá começar a ser instalada até o final do mês. Não foi detalhada a previsão para o término dos trabalhos.
Segundo o presidente da autarquia, Enrique Lerena, a intenção é cercar o Cemitério da Saudade de todas as formas. “Estamos investindo em sistemas modernos e avançados para garantir a segurança dos munícipes que visitam o local, bem como para proteger as obras de arte que ali ficam”, defende.
Patrimônio histórico
O Cemitério da Saudade é considerado um museu a céu aberto de Campinas, pois abriga obras de arte tumular de diversos artistas plásticos, como a família Vélez, Lélio Coluccini, entre outros. O Cemitério da Saudade é tombado como patrimônio histórico e a intervenção precisou ser aprovada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).
Neste ano, a Prefeitura iniciou um processo de revitalização do Cemitério da Saudade. O antigo muro foi demolido e foram construídos 1.076 metros lineares de um novo muro, com 1,5 metro de altura. Também foi feita a instalação de gradil com 2 metros, totalizando, em média, 3,5 metros de altura de muro.
Com 112 quadras, o espaço é o maior campo santo municipal de Campinas, localizado próximo à zona central da cidade, no tradicional bairro Ponte Preta. O cemitério abriga mais de 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Genro de Araraquara: mulher expõe traição do marido com o pai dela
Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos