A Prefeitura de Campinas instalou defensas metálicas em um trecho da Rua Sylvio Moro, na Vila Industrial nesta segunda-feira (4). A medida foi adotada após o acidente que vitimou a jovem Sara Gabrielli da Silva, de 18 anos, que foi arrastada pela enxurrada durante um temporal na região no dia 24 de outubro. O corpo da jovem foi encontrado três dias depois, às margens do Rio Capivari, na região de Campina Grande, a 18 quilômetros de onde desapareceu, no Córrego do Piçarrão.
Em nota, a Prefeitura informou que o objetivo das defensas metálicas é reforçar a segurança e reduzir os riscos para quem circula pela área pela área, conhecida por alagamentos frequentes.
A Emdec está implantando defensas metálicas em complemento às barreiras de concreto (New Jersey) já existentes no local. A medida foi adotada para reforçar a segurança. E, com isso, minimizar, ainda mais, os riscos de sinistros envolvendo pedestres ou condutores. Esta região já conta com sinalização de alerta aos condutores – “Área sujeito a alagamento” e barreiras de concreto. É um reforço. Os materiais das defensas metálicas foram cedidos pela Emdec, que também está empregando mão de obra própria na instalação”,
afirma a Prefeitura em nota.
A obra foi realizada em parceria entre a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e a Secretaria de Serviços Públicos. Antes da reforma, o local já possuía defensas de concreto, que estavam danificadas.
Além disso, o Executivo também afirmou, em nota, que está com equipe de cerca de 30 pessoas, com máquinas, para limpeza do córrego do Piçarrão, na avenida Sylvio Moro, Vila Industrial.
“O trabalho, que já tinha sido feito na semana passada, recomeçou ontem, segunda-feira, 4 de novembro e segue durante a semana. A ação inclui a limpeza do córrego e a desobstrução de bocas de lobo e galerias de águas pluviais. A Secretaria de Serviços Públicos faz a limpeza dos 45 córregos da cidade regularmente e intensifica o trabalho em situações como estas, em que houve grande acúmulo de resíduos no leito e nas margens”,
afirma o Executivo.
O acidente
A jovem de 18 anos foi arrastada pela enxurrada durante o forte temporal que atingiu a cidade no dia 24 de outubro. O caso ocorreu na Avenida Sylvio Moro, que fica às margens do Ribeirão Piçarrão, córrego que, frequentemente, sofre com inundações.
Imagens registradas por pessoas na vizinhança mostram ela lutando contra a enxurrada ao lado de um carro na rua, na região do Cortume. Nas imagens é possível ver um homem perto do carro e da mulher. Ele parece segurar uma corda, que está sendo puxada por pessoas da casa ao lado. Ao final do vídeo, a jovem acaba arrastada pela força da água.
O corpo de Sara foi encontrado no dia 27 de outubro, três dias depois do desaparecimento. Populares realizavam buscas pela jovem de 18 anos de forma voluntária, quando localizaram o corpo às margens do Rio Capivari, na altura do bairro Campina Grande.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Prefeitura de Piracicaba alerta para golpe do alvará contra empresas; saiba mais