- Publicidade -
CotidianoApós neblina, Campinas terá reflexos de ciclone; frio deve bater 5ºC de sensação térmica

Após neblina, Campinas terá reflexos de ciclone; frio deve bater 5ºC de sensação térmica

Fenômeno trará uma massa de ar frio de origem polar, resultando em uma queda ainda maior das temperaturas a partir desta sexta-feira (16)

- Publicidade -

 

Após Campinas amanhecer “encoberta” por uma forte neblina na manhã desta sexta-feira (16), a cidade e a região enfrentarão um frio intenso causado pelo reflexo de um ciclone extratropical no Litoral do estado de São Paulo.

Esse fenômeno trará uma massa de ar frio de origem polar, resultando em uma queda ainda maior das temperaturas a partir desta sexta-feira (16). Hoje, a temperatura mínima é prevista para a noite – chamada de mínima invertida -, e ao longo do final de semana, são esperadas temperaturas mínimas de até 6ºC, com sensação térmica de 5ºC.

LEIA TAMBÉM

Campinas reabre Bosque dos Alemães neste sábado; veja lista de parques abertos

Idosa dorme três dias ao lado de marido morto sem perceber, em Campinas

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o nevoeiro de hoje já foi causado pela influência do ciclone que atua na costa Sul do país, impulsionando o avanço da frente fria e a entrada de ar frio no Estado de São Paulo. Essa combinação de frio e umidade resultou na formação da neblina (entenda abaixo).

- Publicidade -

O QUE CAUSA?

Os ciclones extratropicais são comuns na costa Sul e Sudeste do país, podendo ocasionar ventania intensa e muita chuva, dependendo de sua força e proximidade com o continente. Nesta sexta-feira, o ciclone se formará na altura do litoral paranaense e provocará uma queda brusca nas temperaturas.

“A formação de um sistema de baixa pressão em superfície (ciclone extratropical), na altura do litoral paranaense, impulsionará o avanço da frente fria em direção aos demais estados do sudeste brasileiro, permitindo a entrada de um ar mais frio de origem polar, o que ocasionará uma queda expressiva nas temperaturas nos próximos dias”, informou o Cepagri.

O QUE É UM CICLONE?

Os ciclones extratropicais são centros de baixa pressão que se formam em médias e altas latitudes. Eles estão associados a frentes frias e ocorrem quando há o encontro de uma massa de ar frio e uma massa de ar quente.

ALERTA DA DEFESA CIVIL

De acordo com um alerta da Defesa Civil do estado de São Paulo emitido nesta semana, o frio persistirá durante o final de semana, com previsão de mínimas de 6ºC e sensação térmica de até 5ºC.

Segundo o comunicado do órgão estadual, as temperaturas mais baixas ocorrerão entre o final da madrugada e o início da manhã. É importante manter uma atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, devido à queda brusca nos termômetros.

“Na região de Campinas e Sorocaba, há previsão de mínimas em torno dos 6°C e sensação térmica de 5°C”, informa o comunicado.

MÍNIMA INVERTIDA

De acordo com o Cepagri, a entrada de ar frio deve acontecer no decorrer da tarde desta sexta, e segue até o sábado (17). “O ar frio, de origem polar, começa a adentrar a região com maior intensidade, ocasionando declínio acentuado nas temperaturas na virada de sexta para o sábado”, afirma o Centro.

Com isso, será possível observar o fenômeno da mínima invertida, que ocorre quando a temperatura mínima do dia não é registrada nas primeiras horas da manhã, como de costume, mas sim no decorrer da tarde ou da noite.

Nesta sexta, a previsão é de que os termômetros caiam até os 12ºC. Já para o sábado, é esperado que as temperaturas tenham uma queda ainda maior, chegando a marcar 9ºC.

“A mínima do dia (sexta-feira) será observada à noite, em torno de 12ºC, e o declínio será pronunciado na virada de sexta para o sábado, que amanhecerá com temperaturas em torno de 9ºC”, acrescenta a previsão do Cepagri.

A NEBLINA  E SUAS CAUSAS

Campinas amanheceu sob um forte nevoeiro na manhã desta sexta-feira (16) que atingiu diferentes regiões da cidade. Quem acordou mais cedo pôde presenciar que a intensa neblina “escondeu” a cidade. Em diversas regiões, motoristas registraram pontos que ficaram encobertos pela névoa, que prejudicou a visibilidade e deixou o trânsito lento e até perigoso em diversos pontos. Em Viracopos, ao menos 13 voos foram desviados e 35 foram cancelados (leia mais aqui).

O nevoeiro atingiu bairros como Nova Europa, Castelo, Chácara Primavera, Taquaral, Centro, Vila San Martin, Jardim São Gabriel, São Bernardo, entre outras regiões.

O meteorologista do Centro, Bruno Bainy, explicou que a causa da neblina tem relação com as chuvas recorrentes dessa semana e o frio, além disso também acontece por causa da formação de um ciclone extratropical no Litoral do estado de São Paulo, que traz uma massa de ar frio de origem polar para a região.

“Com a evaporação das chuvas, tivemos um expressivo aumento de vapor de água na atmosfera, próximo à superfície. O vapor de água é invisível a olho nu, no entanto, quando há a saturação de vapor de água em um local, começa a ocorrer a condensação. No caso de hoje, tivemos efeitos combinados de grande aporte de umidade e queda nas temperaturas. Esses dois mecanismos contribuem para a formação de neblina”, explicou.

LEIA MAIS

YouTube muda regras e facilita monetização de canais

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -