O trecho da Avenida Dr. Heitor Penteado, entre a Avenida Almeida Garret e o 4º Distrito Policial, no entorno da Lagoa do Taquaral, em Campinas, foi reaberto neste sábado (4), após ficar interditado desde o dia 3 de fevereiro. Com isso, os 20 quiosques da área externa do parque puderam retormar as atividades.
A Prefeitura de Campinas interditou o trecho por recomendação do MP (Ministério Público), para evitar acidentes envolvendo árvores ou galhos. Segundo a administração municipal, a secretaria de Serviços Públicos fez o manejo, poda e outras intervenções necessárias de todas as árvores, especialmente os eucaliptos, próximas ao alambrado.
LEIA MAIS
Sistema criado pela Unicamp emite alertas em locais com risco de deslizamento de terra
Campinas deve ter sábado de clima abafado e chuva intensa
Neste sábado, apesar do céu nublado e das pancadas de chuvas, alguns clientes apareceram na reabertura dos quiosques. Enquanto o trecho permaneceu interditado, os permissionários da Lagoa do Taquaral ficaram isentos de pagar a taxa de uso do solo para a Setec. O trânsito de veículos, pedestres e ciclistas também está liberado na região.
TRAGÉDIA
No dia 24 de janeiro, uma menina de sete anos morreu, na Lagoa do Taquaral, depois que uma árvore de grande porte caiu. Uma mulher que caminhava pelo local também foi atingida e ficou em estado grave. Após receber alta, a vítima disse que não recebeu apoio da prefeitura (clique aqui para ler a matéria completa).
No mesmo dia, a administração municipal decidiu fechar todos os parques da cidade e, no dia 3 de fevereiro, o trecho da Avenida Dr. Heitor Penteado foi interditado por recomendação do MP. A área interna do parque permanece fechado, também por recomendação do MP e só será reaberto quando todos os possíveis riscos forem sanados.
OPERAÇÃO LAGOA
Neste domingo (5), a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) retoma a “Operação Lagoa”, fechando a pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para o trânsito de veículos. Assim, o local fica liberado para atividades esportivas e recreativas de pedestres e ciclistas. A “Operação Lagoa” ocorre no período das 7h às 13h, aos domingos e feriados.
LEIA TAMBÉM