O árbitro de futebol brasileiro Raphael Claus, que apitou nesta segunda-feira (21) a partida entre a Inglaterra e o Irã na Copa do Mundo, é da região de Campinas. Do quadro da Fifa, Claus é natural de Santa Bárbara d’Oeste. Em 2017, ele chegou a ser aplaudido pela Câmara Municipal da cidade por conta da sua trajetória – veja mais abaixo.
Vale ressaltar que a arbitragem brasileira tem sete representantes na Copa do Mundo. Além dos dois árbitros principais, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, são cinco assistentes: Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo e Neuza Inês Back. Recorde histórico do país em uma Copa do Mundo. As indicações também fazem do Brasil, ao lado da Argentina, a nação com o maior número de representantes no torneio.
LEIA TAMBÉM
Árbitro atira para o alto durante jogo de futebol amador em Monte Mor; vídeo
Black Friday em Campinas: lojas do Centro têm horário especial na sexta
SANTA BÁRBARA
Segundo o Legislativo de Santa Bárbara, Raphael Claus, é o caçula entre dois filhos do casal Antônio Carlos Claus e Maria de Lurdes Bonvechio Claus. Ele nasceu aos 6 de setembro de 1979 em Santa Bárbara.
Na família, o pai e irmão foram atletas profissionais. O próprio árbitro Raphael Claus foi jogador de futebol até os 20 anos.
Raphael foi árbitro em várias partidas das divisões menores do futebol paulista, sendo que a primeira partida na principal divisão do Campeonato Paulista ocorreu no dia 20 de janeiro de 2010. O primeiro trabalho em uma partida de final de competição aconteceu em abril de 2014,na decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano.
Em de maio de 2014, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) credenciou Claus a aspirante do quadro de arbitragem da FIFA. Em outubro do mesmo ano, Raphael, ao lado de Luiz Flávio de Oliveira, foi confirmado como árbitro da entidade que administra o futebol mundial. Eles substituíram Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, árbitros paulistas que se aposentaram.
LEIA MAIS