- Publicidade -
CampinasCotidianoArretado: Veja como fazer o prato vencedor do Comida di Buteco 2023 em Campinas

Arretado: Veja como fazer o prato vencedor do Comida di Buteco 2023 em Campinas

‘Arretado’ foi inspirado na culinária cearense e apresenta um baião de dois em forma de bolinho frito; veja os ingredientes e como preparar

- Publicidade -

 

g47fd658ghd.jpg 1801171021
Prato Arretado foi o vencedor do Comida di Buteco 2023 em Campinas (Foto: Divulgação) “Arretado” foi o vencedor do Comida di Buteco 2023 em Campinas (Foto: Divulgação)

O ‘Comida di Buteco’ Campinas premiou na última terça-feira (16) o Espaço In Bar. Fundado em abril de 2016, o comércio localizado no Jardim Nova Europa já havia participado de três edições do concurso antes da vitória, mas foi com o prato “Arretado” que conquistou o primeiro lugar e levou a competição na cidade. O petisco é inspirado na culinária cearense e apresenta um baião de dois em forma de bolinho frito – veja a receita completa abaixo.

- Publicidade -
- Publicidade -

Apesar de ter recebido o prêmio há alguns dias, o fundador do boteco e criador da receita campeã, Daniel Garcia Gonzales, disse que ainda não acredita no que aconteceu. “É uma coisa surreal. Se eu falar que a minha ficha caiu, da minha equipe de trabalho, a ficha ainda não caiu. A gente está trabalhando. O movimento dobrou da casa, o feedback está sendo muito bacana do nosso prato. Então, é uma surpresa. A felicidade é imensa”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

Shopping de Campinas terá festival de hambúrgueres gigantes e cerveja artesanal a partir de sexta

Sampa Crew faz show gratuito na Estação Cultura em Campinas

- Publicidade -
- Publicidade -

Sobre o prato, Daniel comenta que teve a ideia de transformar pratos típicos de restaurantes em petiscos há alguns anos e que a receita surgiu de alguns testes e tentativas. O prato que levou o prêmio leva carne seca, bacon, calabresa e queijo coalho, além de especiarias e temperos.

COZINHA É ALQUIMIA

- Publicidade -

“Eu sempre falo que a cozinha é uma alquimia. A gente vai testando, vai tentando. Então, a ideia do prato, na verdade, já surgiu desde 2018, quando nós começamos a participar do Comida di Buteco. Nós tivemos a ideia de transformar pratos de restaurantes em uma comida de boteco”, finaliza.

whatsapp image 2023 05 19 at 16 06 53.jpeg 2109421387
“Arretado” foi o vencedor do Comida di Buteco 2023 em Campinas (Foto: Divulgação)

A COMPETIÇÃO

Em Campinas, o concurso contou com a participação de 45 bares e bateu recorde com 65 mil cédulas de votação nas urnas. De 7 a 30 abril, público e jurado puderam visitar e votar para escolher o melhor boteco da cidade, que ofereceram petiscos a um preço fixo de R$ 30.

A eleição do melhor boteco da cidade teve votos do público e do corpo de jurados, que contou com gastrônomos, jornalistas e os “butequeiros de carteirinha” (veja aqui a lista dos outros botecos premiados).

- Publicidade -

“O público e júri avaliaram o tira-gosto, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas servidas. O petisco levou 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados os outros 50%”, informou os organizadores.

Este ano os bares tiveram “Ervas e Especiarias” como temática escolhida e o desafio dos botecos foi criar petiscos que remontem à história dos seus bares, da sua própria história de vida.

VEJA COMO PREPARAR O ‘ARRETADO’ EM CASA:

INGREDIENTES

MASSA

  • 200 gramas de carne seca
  • 100 gramas de linguiça calabresa
     
  • 100 gramas de bacon
     
  • 1 kg de feijão fradinho
     
  • 1,5 kg de arroz
     
  • 2 ovos
     
  • 200 gramas de farinha de mandioca crua

RECHEIO

  • 1 kg de carne seca
     
  • 500 gramas de linguiça calabresa em cubos
     
  • 300 gramas de bacon em cubos
     
  • 50 gramas de salsinha
     
  • 50 gramas de cebolinha
     
  • 2 pimentas dedo de moça
     
  • 2 tomates
     
  • 3 cebolas
     
  • 4 dentes de alho
     
  • 5 colheres de manteiga de garrafa
     
  • 1 colher de pimenta do reino
     
  • 1 colher de noz moscada
     
  • Sal a gosto
     
  • 1 colher de páprica defumada

MONTAGEM

  • 4 ovos
     
  • 1 kg de farinha panko
     
  • Queijo coalho

MODO DE PREPARO

Dessalgue a carne seca, coloque na panela de pressão por 30 minutos (comece a contar após pegar pressão). Desfie e reserve.

Corte a calabresa e o bacon em pequenos cubos. Em uma frigideira, coloque a manteiga de garrafa e frite. Reserve.

Cozinhe o feijão fradinho na panela de pressão por 30 minutos (comece a contar após pegar pressão). Prepare o arroz com um pouco mais de água, com consistência mais empapada. Misture o feijão fradinho e o arroz e amasse bem até fica uma massa homogênea.

Em uma panela, acrescente a manteiga de garrafa e refogue a cebola picada, o alho triturado e o tomate em cubos. Acrescente a carne seca desfiada, a calabresa e o bacon em cubos. Tempere com a páprica, a pimenta do reino e a noz moscada. Continue fritando para os ingredientes soltarem sabor e acrescente a salsinha e a cebolinha. Coloque mais sal, se necessário, e reserve.

Em uma panela, acrescente a massa de arroz com feijão, a farinha de mandioca crua e os ovos. Mexa até soltar do fundo da panela. Acrescente um pouco do refogado de carnes e reserve o restante para o recheio.

Rale o queijo coalho em fatias grossas para o recheio. Enrole a massa em forma de bolinhos e recheie com o refogado de carnes e o queijo coalho. Deixe resfriar por 30 minutos na geladeira.

Passe os bolinhos no ovo batido e na farinha panko e leve para fritar em óleo quente. Sirva em seguida.

LEIA MAIS

Velozes e Furisoso 10: Novo filme arrecada US$ 319 milhões e se torna a 2ª maior estreia

- Publicidade -
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas