- Publicidade -
CotidianoAstrônomo Júlio Lobo morre aos 64 anos, em Campinas

Astrônomo Júlio Lobo morre aos 64 anos, em Campinas

Cientista atuou por 47 anos no Observatório Municipal e era considerado referência na astronomia

- Publicidade -

Morreu neste domingo (26), em Campinas, o astrônomo Júlio Lobo, aos 64 anos. O cientista era considerado referência na astronomia e atuou por 47 anos no Observatório Municipal Jean Nicolini.  Em nota, a Prefeitura da cidade homenageou Lobo ao citar a trajetória dele no meio científico (leia abaixo).

De acordo com familiares, o cientista teve tromboembolismo pulmonar e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu. “Ele passou mal e estava com dificuldades para respirar por volta das 11h30, mas não aguentou e faleceu por volta das 18h”, disse um dos filhos através de uma das redes sociais do pai.

O astrônomo deixa esposa e três filhos e será velado a partir das 12h desta segunda-feira (27) no Cemitério da Saudade, em Campinas. O sepultamento ocorre no mesmo local e está previsto para acontecer a partir das 15h.

Quem foi Júlio Lobo?

Nascido em 7 de janeiro de 1960, Júlio Lobo se autodenominava contador de histórias do universo e estudioso de lendas, mitos e curiosidades. “Ele contava que quando tinha cerca de 9 anos, entre 1969/70, viu uma coisa fantástica, colorida passar no céu deixando um rastro luminoso, que muito o intrigou”, detalha o texto da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Campinas.

Ainda de acordo com a pasta, Lobo integrava o seleto grupo de “caçadores de meteoros”, rede de astrônomos amadores e profissionais que se ocupam de estudar os fenômenos estelares. Atuou no Observatório Jean Nicolini desde os 17 anos. Começou como estagiário em 1977, mesmo ano da inauguração.

“Esse foi o primeiro observatório municipal do Brasil, além de ser pioneiro na oferta de ação educativa regular. Ele teve como mentor o próprio Jean Nicolini, que, segundo suas palavras, ‘ensinou o céu para ele’. Tinha como missão aproximar as pessoas ao Universo para construir legados e transformar vidas”, complementa o comunicado oficial sobre a morte publicado pelo município.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

TJ-SP abre concurso para Piracicaba e região com salários de até R$ 6 mil; saiba como participar

Homem morre após bater o carro em caminhão parado

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -