O estado de São Paulo segue em alerta para temporais e riscos associados, como alagamentos e deslizamentos de terra, devido à persistência das chuvas intensas.
Até quando vai chover?
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) mantém um corredor de umidade sobre a região, o que garante a continuidade das chuvas generalizadas até pelo menos terça-feira (4).
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para todo o estado até as 18h de segunda-feira (3). Nesse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes de até 100 km/h, com risco de queda de galhos de árvores, descargas elétricas e cortes no fornecimento de energia.
Acumulados elevados e riscos de deslizamentos
Com acumulados expressivos desde janeiro, o solo já está saturado em várias regiões paulistas, aumentando o risco de deslizamentos e enxurradas. Em Campinas, por exemplo, o volume de chuva chegou a 188,4 mm nas últimas 72 horas, levando a Defesa Civil a manter o município em Estado de Atenção.
O Cemaden destacou que os locais mais vulneráveis a transtornos nos próximos dias incluem:
- Região Metropolitana de São Paulo
- Região Metropolitana de Campinas
- Sorocaba
- Vale do Paraíba
- Litoral paulista
- Serra da Mantiqueira
Além de São Paulo, outras áreas do Sudeste também seguem com instabilidades, incluindo Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. O Rio Jaguari tem previsão de elevação nos próximos três dias, assim como bacias como as do Piracicaba, Médio e Alto Tietê e Ribeira do Iguape.
Fevereiro ainda será de chuvas intensas
O mês de fevereiro é historicamente chuvoso no Brasil, e os temporais devem continuar ao longo do mês, principalmente no Sudeste. De acordo com a Climatempo, há previsão de pelo menos mais dois episódios de ZCAS na segunda quinzena do mês, o que pode intensificar ainda mais os acumulados e os impactos das chuvas.
A Defesa Civil reforça a importância de atenção redobrada em áreas de risco, especialmente em encostas e regiões propensas a alagamentos. Moradores devem acompanhar os alertas meteorológicos e buscar abrigo em locais seguros em caso de necessidade.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Santa Bárbara vai receber três dias de exibição da Mostra Japão; veja programação
Projeto Kombi no Circo nos Bairros fará apresentação gratuita no Cecap