- Publicidade -
CampinasCotidianoAtendimentos por hipertensão têm alta de 64% em Campinas em sete meses

Atendimentos por hipertensão têm alta de 64% em Campinas em sete meses

Entre janeiro e julho deste ano, foram 17.277 casos, contra 10.509 no mesmo período de 2024

- Publicidade -

Campinas registrou aumento nos atendimentos por hipertensão neste ano. Entre janeiro e julho deste ano, foram 17.277 casos, contra 10.509 no mesmo período de 2024, sendo uma alta de 64,4% no  DRS (Departamento Regional de Saúde), segundo dados da SES (secretaria de Estado de Saúde de São Paulo).

As internações pela doença também tiveram crescimento, passando de 201 em 2024 para 211 em 2025, o que representa crescimento de 4,9%.

- Publicidade -

12 por 8 não é mais “normal”? 

A pressão arterial considerada de risco no Brasil mudou. Uma nova diretriz, validada por três sociedades médicas, passa a enquadrar como pré-hipertensão valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120-139 mmHg sistólica e/ou 80-89 mmHg diastólica).

O documento foi divulgado em setembro e foi elaborado pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão).

Antes vistos como “normais limítrofes”, esses números agora exigem atenção médica. O objetivo da reclassificação é reforçar a prevenção. Nessa fase, sem que a hipertensão esteja totalmente instalada, os médicos devem recomendar mudanças no estilo de vida e, dependendo do risco do paciente, podem até prescrever medicamentos.

A mudança vai ao encontro de diretrizes internacionais divulgadas no Congresso Europeu de Cardiologia, em 2024, quando a pressão 12 por 8 passou a ser classificada como “pressão arterial elevada” nos padrões europeus.

- Publicidade -

Segundo os autores da nova diretriz, o limite mais baixo é fundamental para reduzir riscos de complicações como infarto, AVC (acidente vascular cerebral ) e insuficiência renal. Nos casos em que o paciente não tolera reduções tão intensas, a recomendação é buscar o nível mais baixo possível dentro da segurança clínica..

O que muda na prática? 

  • Antes: até 13,9×8,9 era considerado normal.
  • Agora: entre 12×8 e 13,9×8,9 é pré-hipertensão.

A partir de 14×9, a pressão é considerada hipertensão, e pode exigir tratamento com medicamentos.

O que fazer para prevenir? 

Entre as recomendações para quem está no novo grupo estão perder peso, reduzir sal, aumentar o consumo de potássio e adotar a dieta DASH, que é rica em fibras e minerais importantes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: carro pega fogo em avenida e mobiliza bombeiros

Motociclista e garupa morrem após moto perder o controle em Piracicaba

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas