A partir da próxima sexta-feira (18), a Avenida Ruy Rodriguez, na altura da Rua Antônio Menas Filho, no sentido Centro – bairro, receberá um novo ponto de radar em Campinas. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h.
O novo equipamento irá fiscalizar tanto a velocidade quanto o avanço semafórico. Já existe fiscalização eletrônica no mesmo ponto, mas no sentido bairro – Centro. Para alertar a população sobre a ativação do radar, faixas informativas foram instaladas na região.
A instalação do novo ponto de radar atende a uma recomendação do Ministério Público feita à Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). Segundo a Emdec, o reforço na fiscalização se deve à ativação da Estação BRS Arymana, que começou a operar com a nova linha 137 (Vida Nova / Ouro Verde) em agosto.
O cruzamento que envolve as avenidas Ruy Rodriguez, Arymana, Anhangá e Antônio Menas Filho ocupa a 63ª posição no ranking de locais com maior severidade de sinistros entre 2019 e agosto de 2024, totalizando 19 ocorrências. Dessas, sete não tiveram vítimas, nove tiveram vítimas não fatais, um foi atropelamento e dois foram fatais.
“Com a nova estação em operação, o fluxo de ônibus e pedestres na área aumentou. A fiscalização eletrônica agora estará presente em ambos os sentidos, evitando sinistros graves e fatais”, afirmou Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
A Avenida Ruy Rodriguez conta com cerca de 7 km de extensão e atravessa os bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim Yeda, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Shangai e Recanto do Sol I. Em 2024, mais de 48 mil veículos circularam pela avenida por dia, na soma dos dois sentidos de circulação. A medição considera os pontos de fiscalização eletrônica que registraram o maior fluxo.
Novo radar foi remanejado
A Emdec, informou que a ativação do novo ponto de fiscalização não aumentou o número total de radares ativos em Campinas. O novo radar foi instalado a partir do remanejamento de faixas de radares previamente existentes no cruzamento das avenidas Senador Saraiva e Benjamin Constant.
Atualmente, o município conta com 144 pontos de fiscalização eletrônica, um aumento em relação aos 126 pontos do contrato anterior.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira decreta situação de emergência para abastecimento de água
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro