Um dia antes da queda do avião da Voepass, que matou 62 pessoas em Vinhedo, a jornalista Daniela Arbex publicou nas redes sociais vídeos mostrando passageiros passando mal com o calor em um voo da mesma companhia aérea. Segundo ela, a aeronave era a mesma que sofreu o acidente no início da tarde de ontem (9).
O voo da jornalista partiu de Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, com destino a Juiz de Fora, em Minas Gerais, e fez escala no aeroporto de Guarulhos. Vídeos compartilhados em seu perfil no Instagram mostram as pessoas se abanando. Um homem chegou a tirar a camiseta dentro do avião. Veja:
“Peguei o mesmo voo ontem. Estávamos todos suando. É uma rota que sempre faço, nunca sai na hora. Levei um susto ao saber do acidente. Me preocupava sempre a questão da manutenção. Se o ar condicionado estava assim, imagina o restante. Um rapaz tirou a camisa, havia crianças”, disse a jornalista.
Ainda de acordo com Daniela, no primeiro trecho do voo, os passageiros foram informados de que o ar condicionado precisava de manutenção. Antes de decolar com destino a Minas Gerais, as pessoas a bordo reclamaram novamente sobre o calor e foram informados de que o ar-condicionado não funcionava em solo, “somente no ar“, o que não aconteceu depois da decolagem.
“Estou profundamente impactada com essa tragédia”, completou.
A assessoria de imprensa para Voepass informou que a companhia prestará esclarecimentos sobre o ocorrido.
O que diz a Voepass
Segundo a companhia aérea Voepass, não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (9), ao ser questionado sobre a possibilidade de formação de gelo nas asas do avião, o coronel Baldin, chefe da divisão de Investigação do Cenipa, afirmou que a aeronave é certificada para voar nessas condições. O modelo do avião turboélice da companhia aérea Voepass é ATR-72, com capacidade para 68 passageiros.
Além disso, o diretor de operações da companhia aérea Voepass, Marcel Moura, afirmou também na sexta que a aeronave da empresa que caiu passou por manutenção de rotina na noite de ontem e não apresentou nenhum problema técnico.
“A aeronave fez manutenção na noite de ontem e saiu sem nenhum tipo de problema técnico que impedisse sua navegabilidade”, afirmou.
As causas do acidente serão apuradas. Saiba aqui quem é a Voepass.
Entenda como aconteceu o acidente de avião que matou 62 pessoas em Vinhedo
Um avião de médio porte caiu no quintal de uma casa residencial de Vinhedo, no início da tarde desta sexta (9). Com o impacto da queda, a aeronave explodiu no local e levou desespero aos moradores do local. O avião saiu de Cascavel às 11h46 e pousaria em Guarulhos. A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.
Clique aqui para ver a lista das pessoas que morreram no acidente. Constantino Thé Maia, de 50 anos, não está na lista, mas foi confirmado como um dos passageiros presentes no avião que caiu. Ao todo, 62 pessoas estavam a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.
Inicialmente, a Voepass informou que 62 pessoas estavam a bordo. Depois, passou a divulgar a lista com 61 ocupantes. Neste sábado (10), a companhia voltou a informar que 62 pessoas morreram na queda do avião em Vinhedo.
Até o momento, 48 corpos já foram encontrados no local, segundo a Polícia Militar. De acordo com informações oficiais divulgadas neste sábado (10), 37 corpos já estão no IML (Instituto Médico Legal), e dois deles já foram identificados pelas impressões digitais, ou exame datiloscópico.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local. Já o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, disse que já está encaminhando agentes ao local.
*Com informações da Agência Estado
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA