Campinas tem registrado uma baixa procura por parte do público prioritário da vacinação contra a gripe. Na contramão, os registros de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que tem como uma das principais causas o vírus da influenza, têm aumentado na cidade, o que torna a situação preocupante.
De janeiro a maio deste ano foram 2.442 casos, alta de 4,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 2.331 casos da doença em moradores da cidade.
Baixa procura do público prioritário pela vacina da gripe
Desde abril, quando a campanha de vacinação começou, 231.703 pessoas tomaram a vacina contra a gripe em Campinas. Deste total, 123.268 foram direcionadas para idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, que fazem parte do público prioritário, sendo que:
- Apenas 25,6% das gestantes tomaram a dose, ou seja, uma em cada quatro;
- Só 28% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram imunizadas;
- Menos da metade dos idosos tomaram a vacina contra a gripe (46,4% da população de 217.232).
Os grupos prioritários incluem 494,3 mil pessoas, segundo estimativa atualizada pelo Ministério da Saúde em maio deste ano. A meta é vacinar 90% dessas pessoas.
Em seis semanas de vacinação apenas para público prioritário foram aplicadas apenas 58.954 doses. A imunização foi ampliada para o público geral e, em duas semanas, foram vacinadas 172.749 pessoas.
Importância
É importante tomar a vacina contra a gripe no Inverno porque é justamente nessa época mais fria que o vírus circula mais. Ainda existe uma janela imunológica, já que a vacina leva mais ou menos duas semanas para começar a fazer efeito no organismo.
“Ela protege contra os três principais vírus circulantes no momento. Então contra H1N1, H3N2 e contra um dos tipos B da influenza. Então é importante que a gente garanta a imunização contra esses tipos que são aqueles que circulam mais e que podem levar essa população a adoecer”, explica a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
A profissional ainda destaca que os casos mais graves, que podem inclusive levar a óbito, acometem principalmente as pessoas do grupo prioritário, como idosos, crianças e gestantes. “A gestante muitas vezes fica preocupada em tomar a dose, mas ela vai estar garantindo a proteção para ela e para o bebê, que nos primeiros seis meses de vida não pode tomar a vacina.”
Como se imunizar
Em Campinas a vacina contra a gripe está disponível em todas as 69 unidades de saúde de forma gratuita para quem quiser se imunizar.
Mais informações e horários das salas de vacina nos CSs estão aqui.
*Com informações de André Luis Rosa/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Pedágios sobem na região de Piracicaba a partir de hoje; veja valores
Idoso é encontrado morto no lago do Lar dos Velhinhos de Piracicaba