Vários balões foram registrados sobrevoando o céu de Campinas na manhã deste domingo (24). Um deles chegou a cair em uma rede elétrica, no bairro Parque Tropical. A CPFL foi acionada e enviou uma equipe, em caráter emergencial, para retirar o objeto. Para que o trabalho fosse realizado, houve interrupção momentânea na distribuição de energia elétrica.
Também foram registrados balões no Jardim Pacaembu, Piracambaia, Vila Rica e Vila União. No Jardim Tamoio, um balão sobrevoou o Anel Viário Magalhães Teixeira e em Barão Geraldo, outro objeto estava próximo a uma indústria química.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nenhum foco de incêndio causado por balão foi registrado hoje em Campinas.
LEIA MAIS
Máquinas de hemodiálise do Mário Gatti, em Campinas, estão quebradas
Moradores de Sumaré se assustam com queimada em área verde
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Campinas faz um alerta sobre a fabricação, armazenamento ou soltura de balões. O que parece uma brincadeira inofensiva, pode causar incêndios, uma vez que o artefato pode queimar ao cair e se entrar em contato com vegetações secas, pode causar enormes queimadas, além do risco de incêndios em perímetros urbanos.
Além disso, fabricar, armazenar ou soltar balão é crime. Quem avistar deve acionar o Disque Denúncia pelo número 181.
Para agosto, mês mais seco do ano, a previsão é de nível de alerta alto para Campinas e região, considerando que não houve chuva suficiente para alívio do clima seco.
AJUDA DA POPULAÇÃO
Por causa do período de estiagem, a Defesa Civil de Campinas está pedindo a colaboração dos moradores da cidade para que não queimem entulhos ou façam a limpeza de terrenos com fogo. Já são mais de 50 dias sem chuvas significativas e as queimadas representam um risco ainda maior ao meio ambiente e à saúde pública.
De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, qualquer foco de incêndio já pode representar um grave problema: “A queima de plásticos, por exemplo, gera uma fumaça tóxica que pode trazer riscos à saúde das pessoas no entorno”, destacou. (leia a matéria completa aqui)
LEIA TAMBÉM
Conheça a mansão milionária de Wanessa Camargo que tem 2.900 m²