- Publicidade -
CotidianoBarato sai caro: 70% dos açougues fiscalizados em Campinas são multados por não cumprirem normas

Barato sai caro: 70% dos açougues fiscalizados em Campinas são multados por não cumprirem normas

Levantamento mostra que 12 dos 17 estabelecimentos fiscalizados pela Vigilância Sanitária em 2024 foram autuados

- Publicidade -

Fazer o churrasco do final de semana ou pensar na carne das refeições do dia a dia são tarefas que exigem mais do que pesquisa de bons preços, não adianta apenas encontrar o local mais barato. Dados sobre a atuação da Vigilância Sanitária em Campinas mostram que os consumidores precisam redobrar a atenção para também comprar em açougues que estão em ordem com as normas de segurança. 

Dos 17 açougues fiscalizados pela Vigilância Sanitária de Campinas em 2024, 12 (cerca de 70%) foram multados por descumprirem alguma regra e norma de segurança em saúde. Além disso, cinco chegaram a ter produtos descartados e um foi interditado totalmente porque não apresentou o mínimo de condição para funcionar. Os dados foram levantados a pedido da produção da EPTV.  

Na última terça-feira (5), pelo menos duas toneladas de carnes vencidas e sem selo da Vigilância Sanitária foram apreendidas e descartadas pela Polícia Civil e pelo setor de vigilância de alimentos no bairro DIC 5. Segundo a Prefeitura, a mercadoria seria comercializada em um estabelecimento na Rua Cascatinha. Havia carnes sem informações de procedência e com validade vencida, além de produtos que “devem ser direcionados somente às indústrias para manipulação correta”. 

O local não chegou a ser fechado porque outros pontos do espaço estavam dentro das conformidades. Nesse caso, apenas uma parte do material foi descartada. De acordo com a Vigilância, o descarte de produtos é feito para afastar o risco à saúde do consumidor nos casos em que ele esteja vencido, sem identificação de procedência ou sem o selo de inspeção necessário. 

O que verificar na hora de comprar em açougues? 

Veja quais são os cuidados que a Vigilância Sanitária recomenda que a população tenha ao comprar em açougues para garantir que estão adquirindo produtos de qualidade e em conformidade com as normas sanitárias: 

1. Higiene e limpeza do local 

  • Verifique se o açougue está limpo e organizado. O ambiente deve ser bem higienizado, sem odores fortes ou indesejados, e os pisos e superfícies de manipulação de alimentos devem estar secos e sem resíduos. 
  • Balcão expositor, freezer, geladeiras, utensílios utilizados na manipulação dos produtos (faca, gancho, superfície de corte) e uniformes dos colaboradores devem estar limpos e em bom estado de conservação. 
  • A única luva obrigatória no açougue é a de malha de aço para corte, para evitar acidentes. 

2. Temperatura de conservação, validade e embalagem 

  • A área de armazenamento e exibição das carnes deve ser refrigerada adequadamente para evitar a proliferação de bactérias. Se o consumidor perceber que a carne está exposta a temperaturas elevadas ou fora de um balcão refrigerado, ele não deve comprar porque a situação pode comprometer a segurança do alimento. 
  • Se o produto for embalado, verifique a data de validade e o selo de inspeção. 
  • Fique atento às embalagens danificadas ou produtos que podem ter sido mal armazenados (como carnes descongeladas e depois recongeladas). 
  • Os produtos expostos no balcão devem conter o nome da peça de carne, espécie animal, data de validade e identificação do fabricante. 

3. Pragas 

  • A presença de pragas urbanas indica falhas no processo de trabalho, assim, um açougue não deve ter no interior moscas, baratas, pássaros, ratos e outros insetos ou animais. 

4. Aparência e odor 

  • A carne deve ter uma coloração adequada. Evite carnes que apresentem uma cor cinza ou acinzentada, sinal de que o produto está em processo de deterioração. 
  • A carne não deve ter odores fortes, azedos ou desagradáveis. O cheiro deve ser fresco e característico do tipo de carne. 

5. Licenciamento 

  • O açougue deve exibir de forma visível ao público o licenciamento integrado. É importante observar se o mesmo está válido. 
  • Ainda de acordo com a legislação vigente, a carne moída deve ser produzida na frente do consumidor a partir de uma peça de carne escolhida/aprovada por ele e não pode ficar pronta e exposta no local.  
  • Quando levar carne para casa, o consumidor precisa armazenar imediatamente na geladeira ou no congelador, dependendo do tipo, para evitar contaminações. 

*Com informações de Hidaiana Rosa/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Festival afro reúne dança, música, desfile de moda e brechó neste domingo

Feira de Natal resgata tradição europeia com artesanato e música em Piracicaba; veja local

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -