A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a fabricação, venda e propaganda de 19 produtos da Oficial Med Apucarana Ltda. licenciados para a Black Skull Pharma e vendidos pela Black Skull, uma das maiores empresas do setor de suplementos no País (veja abaixo a lista completa).
Em resposta, a companhia afirma foram tomadas medidas judiciais para a comercialização das fórmulas e que a denúncia partiu de “concorrentes insatisfeitos”.
De acordo com a agência, a proibição deve-se à publicidade e exposição ao público de produtos manipulados padronizados – e não individualizados – por meio do site da Black Skull.
A prática, diz a Anvisa, desrespeita a resolução 67/2007, que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais (aquelas em que o farmacêutico segue a fórmula prescrita pelo médico) ou oficinais (quando a formulação consta no Formulário Nacional ou em formulários internacionais reconhecidos pela Anvisa).
Pela norma, a preparação magistral deve ser produzida a partir da prescrição de um profissional habilitado e destinada a um paciente individualizado, com informações detalhadas sobre sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.
Ainda de acordo com a resolução, “não é permitida a exposição ao público de produtos manipulados, com o objetivo de propaganda, publicidade ou promoção”.
A decisão da agência foi publicada na última sexta-feira, 7, no Diário Oficial da União (DOU). Nesta quarta-feira, 12, porém, parte da lista de produtos proibidos ainda estava disponível para venda no site da Black Skull.
O que diz a Black Skull após proibição da Anvisa?
Em nota, Marcelo Bella, CEO da Grow Dietary Supplements (GDS), dona da Black Skull, afirma que o presidente da Oficial Med “já tomou todas as providências administrativas e judiciais para garantir o direito de comercialização das fórmulas Black Skull Pharma”.
Bella, que também é presidente da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), diz ainda que “a ação administrativa da Anvisa contra a Oficial Med é mais uma ação de denúncias dos concorrentes insatisfeitos com a evolução do mercado brasileiro”.
Produtos com venda proibida pela Anvisa
A decisão da agência envolve todos os lotes de:
1 – Aswagandha
2 – Blackoff
3 – Creatine Nootropic
4 – Epimedium
5 – Ioimbina
6 – Krakatoa
7 – Libido Black Man
8 – Libido Black Woman
9 – Lipolysis Day
10 – Lipolysis Night
11 – Long Jack
12 – Mr. Testo
13 – Oppenheimer
14 – Ozzyblack Dose Adaptativa
15 – Ozzyblack Dose Plena
16 – Prostate
17 – Prostate Black
18 – Tribulus Terrestris
19 – Tukersterone
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Santa Bárbara abre 950 vagas para oficinas culturais gratuitas
Cidades da região podem chegar aos 35°C de máxima por conta de onda de calor; veja