Uma blitz realizada na manhã desta segunda-feira (14), na Avenida Dr. Heitor Penteado, em Campinas, resultou na identificação de 30 infrações de trânsito. A operação contou com o acompanhamento de uma equipe do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e foi realizada de forma integrada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e pela Polícia Militar, por meio do 8º BPMI (8º Batalhão da Polícia Militar do Interior).
Ao todo, 14 veículos foram abordados — 12 motocicletas e dois automóveis. A Polícia Militar também realizou abordagens de segurança a 17 pessoas, sendo 15 homens e duas mulheres. Entre as infrações registradas, 21 envolveram motocicletas e nove automóveis. Duas motos foram recolhidas ao Pátio Municipal. A maioria das autuações feitas na blitz teve como causa irregularidades na documentação, como ausência de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e licenciamento vencido.
Acompanhamento estadual
A ação teve como objetivo observar os procedimentos adotados pelo município durante as abordagens e a integração entre os agentes da Emdec e as forças de segurança. Representando o Detran/SP, participaram o assistente de fiscalização David Maurício Janetti e o agente estadual de trânsito André Luiz dos Santos.
“A intenção foi acompanhar a dinâmica e os procedimentos adotados nas operações integradas realizadas em Campinas, para futuramente aplicar em novas rotinas de fiscalização. Chamou a atenção a estrutura, a atuação integrada e o número de profissionais dedicados às fiscalizações”, destacou Janetti.
O acompanhamento deverá se repetir em outras duas operações previstas para as próximas semanas.
Foco em comportamentos de risco
Segundo o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomás de Sá, o objetivo principal das operações de blitz é a dissuasão de comportamentos inseguros.
“Ao observar a presença mais intensificada nas diversas regiões da cidade, os infratores tendem a reduzir os comportamentos de risco que podem resultar em sinistros, e essa é a intenção”, afirmou.
Mais de 2,3 mil infrações em 2025
Entre janeiro e março deste ano, a Emdec promoveu 71 operações integradas em parceria com a Guarda Municipal e a PM. Nesse período, foram registradas mais de 2,3 mil infrações de trânsito e 594 remoções de veículos ao pátio. Motociclistas foram responsáveis por mais de 74% das infrações – cerca de 1,7 mil registros.
Nova legislação fortalece fiscalização
As ações se baseiam na Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais de trânsito. Agora, os agentes de Mobilidade Urbana também podem fiscalizar o estado de conservação dos veículos e a documentação, além de outros pontos previstos no Código de Trânsito Brasileiro.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Grupo da USP de Piracicaba é reconhecido como referência mundial em estudo dos solos
Festa das Nações abre inscrições para artesãos em Piracicaba; saiba como participar