Uma blitz contra o uso de álcool ao volante multou 23 motoristas por recusa ao teste do bafômetro, em Pedreira. Ao todo, a Operação Direção Segura conduzida pelo Detran-SP abordou 415 motoristas na Avenida Dr. Januário Miraglia, com apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica no último sábado (1º).
Vale destacar que tanto dirigir sob efeito de álcool, quando o teste do etilômetro indica um índice de até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, quanto recusar-se a soprar o bafômetro são considerados infrações gravíssimas de acordo com os artigos 165 e 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
LEIA TAMBÉM
Família chega a velório de idosa e descobre que corpo foi trocado por desconhecida em Campinas
Prefeitura de Campinas cria nova secretaria e passa chefia para assessor de Tarcísio
Em ambas as situações, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor também enfrenta um processo de suspensão da carteira de habilitação. No caso de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da possibilidade de cassação da CNH.
Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
NO ESTADO
No último final de semana, 12 blitze da Operação Direção Segura Integrada foram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Monte Azul Paulista, Araçatuba, Lençóis Paulista, José Bonifácio, São Vicente, Leme, Campos do Jordão, Votuporanga, São Bernardo do Campo, Sertãozinho e na capital paulista.
No total, 6.265 veículos foram abordados. Destes, 227 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, 29 foram multados por direção sob efeito de álcool e um por dirigir embriagado.
LEIA MAIS