- Publicidade -
CotidianoBlitze em Campinas: escapamento irregular e condução sem cinto são as principais infrações

Blitze em Campinas: escapamento irregular e condução sem cinto são as principais infrações

As blitzes, realizadas em parceria entre a Emdec e a Polícia Militar, totalizaram 10 ações nas principais vias da cidade

- Publicidade -

Em setembro, as operações integradas de fiscalização em Campinas resultaram em 277 autuações, com quase 27% das infrações relacionadas a veículos com escapamentos irregulares e ao não uso do cinto de segurança. As blitze, realizadas em parceria entre a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e a Polícia Militar, totalizaram 10 ações nas principais vias da cidade.


Entre as infrações, 40 autuações (14,4%) foram para veículos com escapamentos com descarga livre ou silenciadores defeituosos, comumente conhecidos como “motos barulhentas”. Além disso, 34 autuações (12,3%) foram registradas para condutores que não utilizavam o cinto de segurança.

Os dados mostram que os motociclistas foram os principais infratores, representando 70,4% das autuações. No total, foram 195 autuações para motocicletas, 80 para automóveis e duas para caminhões. Dos 43 veículos removidos ao Pátio Municipal, 39 (90,7%) eram motocicletas, sendo 25 removidas devido a irregularidades nos escapamentos.

Principais infrações registradas nas blitze:

  • Modificações no sistema de iluminação original: 29 autuações (10,5%)
  • Ausência de equipamentos obrigatórios (como protetor térmico do escapamento e retrovisor): 22 autuações (8%)
  • Licenciamento vencido: 16 autuações (5,8%)

Locais das bitze em Campinas

As operações de fiscalização foram realizadas em vias estratégicas, incluindo Prefeito Magalhães Teixeira, John Boyd Dunlop e Washington Luiz. Desde janeiro até setembro de 2024, foram realizadas 102 operações integradas, resultando em 4,1 mil autuações e 1.067 remoções ao Pátio Municipal.

Motociclistas

Os dados mais recentes indicam que, até agosto deste ano, 26 motociclistas perderam a vida em vias urbanas de Campinas, representando 53% do total de 49 óbitos. Isso representa um aumento de seis mortes em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a uma alta de 30%. Em 2023, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias da cidade, correspondendo a 52% do total de 159 óbitos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: Onça é flagrada ‘passeando’ pelo pátio da PM em Limeira

Piracicaba recebe festival de choro gratuito hoje; veja local

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -