Nos últimos dias, um forte bloqueio atmosférico tem predominado sobre o estado de São Paulo, desviando frentes frias para alto mar e mantendo uma grande massa de ar seco. De acordo com a previsão do Climatempo, este bloqueio começará a enfraquecer a partir da próxima sexta-feira (26). No entanto, até o domingo seguinte (28), não há previsão de chuva para o Interior de São Paulo.
Durante este período, os níveis de umidade permanecerão baixos, afetando significativamente a qualidade do ar. As temperaturas das tardes continuarão acima da média para julho, com aumentos de 4°C a 6°C, caracterizando um veranico típico, que ocorre quando as temperaturas se mantêm acima da média por mais de cinco dias no Outono ou Inverno.
Bloqueio atmosférico e alerta de perigo potencial
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou hoje (24) o alerta de perigo potencial para as cidades do Interior de SP devido à baixa umidade relativa do ar. O alerta está em vigor das 11h de hoje até as 19h, com previsão de umidade relativa do ar entre 30% e 20%, índice considerado perigoso para a saúde.
Em Campinas, a quarta-feira começou fria, com os termômetros marcando 13ºC pela manhã, mas a temperatura deve subir à tarde, alcançando máxima de 28ºC.
Julho pode terminar com nova frente fria
Essa é uma semana em que vamos continuar com o ar ainda muito seco na maior parte do país, em que áreas do Interior de São Paulo poderão registrar níveis de umidade até um pouco abaixo dos 20%, destaca a meteorologista.
Porém, no final desta semana, há previsão de enfraquecimento do bloqueio atmosférico. Segundo ela, uma nova frente fria deve passar pela costa do Sudeste, o que contempla o estado de SP, ainda no final deste mês.
A meteorologista não deu detalhes sobre uma data específica para a mudança no tempo no estado, nem quais serão as principais áreas atingidas. Essas questões devem ser melhor definidas ao longo da semana.
Vai ter chuva?
Com o rompimento do bloqueio atmosférico, a previsão da meteorologista é que volte a chover apenas em áreas do Sul do país. Apesar da passagem de uma nova frente fria na costa paulista, ela não deve levar chuva para o Interior da região.
A meteorologista destaca que junho, julho e agosto são considerados os meses de “estiagem” no Brasil, em que grande parte do país fica sem chuva.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Chefe de ponto de drogas é preso pela polícia de Piracicaba
Partido Liberal confirma Alex Madureira como candidato à Prefeitura de Piracicaba