Moradores de Campinas flagraram, ao menos, dez vacas e bois atravessando a Avenida Ruy Rodrigues.
O registro foi realizado na tarde desta segunda-feira (13), na altura do Atacadão. Pelas imagens, é possível ver os animais andando nos dois sentidos da avenida.
IMPACTOS NO TRÂNSITO
Por causa dos animais, alguns veículos precisaram parar para esperar os bovinos atravessarem na via.
LEIA MAIS
Famílias reclamam de rachaduras e vazamento em prédio em Sta. Bárbara
Campinas abre 800 vagas para castração de animais; confira os bairros
Os animais estavam em busca de uma área de mato localizada no outro lado da pista.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) disse que não foi acionada para a ocorrência, mas afirmou que enviou equipes para realizar uma vistoria nas avenidas Ruy Rodrigues e Camucim.
Em nota, a empresa responsável pelo trânsito da cidade ainda afirmou que, quando ocorrências desta natureza são constatadas, é feita a sinalização e os animais são encaminhados para um local fora da via. Em seguida, os órgãos responsáveis são acionados.
CASCAVEL EM VALINHOS
Segundo a Guarda Ambiental, pessoas que passavam pelo local viram o animal na calçada e acionaram a corporação.
De acordo com o subinspetor da Guarda Municipal, a cobra estava próxima a defensa do Córrego Invernada, próximo um restaurante, e foi capturada utilizando técnicas seguras, para garantir tanto a segurança dos agentes quanto a integridade e tranquilidade do animal.
“Só temos a agradecer as pessoas que acionaram o 153 da Guarda Civil Municipal, pois algumas pessoas, por se tratar de cobra, as vezes preferem atacar e matar o animal achando que ela poderia atacar. E neste caso, ao chamar a corporação, salvamos a sua vida e o devolvemos ao seu habitat natural com toda segurança”, disse o subinspetor Goulart.
Como a Guarda Ambiental tinha uma apresentação para o Grupo de Escoteiros de Valinhos na tarde deste sábado, a cobra foi levada para o evento para mostrar os treinamentos de capacitação que a corporação recebe para lidar com animais silvestres com segurança.
“Ao avistar um animal silvestre, nunca tente captura-lo e jamais o mate. Conte com a Guarda Civil Municipal, ligue para o 153 que a gente está treinado para esses casos”, destacou o comandante da corporação, Aparecido Ignácio.
Após o treinamento, a cascavel foi devolvida ao habitat natural em segurança.
LEIA TAMBÉM: Jaguariúna abre inscrições para curso de pizzas doces e salgadas