A cachorrinha Pipoca mobilizou uma grande ação da Polícia Municipal de Amparo ao fugir de uma pousada e se perder na mata localizada na região do bairro Alto dos Ipês, em Monte Alegre do Sul. De acordo com a tutora do animal, Amanda Padula de Gusmão, Pipoca desapareceu no último sábado (15), quando ela e o namorado saíram do chalé alugado para almoçar em Serra Negra, e só foi localizada nesta quinta-feira (20)
Na ocasião da fuga, o casal só percebeu que havia esquecido de trancar a casa, algo que costumam fazer com frequência, pois a Pipoca consegue abrir portas, quando voltaram do passeio. Chegando ao local, perceberam que a outra cachorrinha já estava na área da piscina e que a Pipoca não era vista pelos outros hóspedes a cerca de meia-hora.
Preocupados com a possibilidade da cadela ter tentado seguir o carro quando saíram para almoçar, o casal retornou para Serra Negra, onde colocaram diversos cartazes de “Procura-se”. Voltando para Monte Alegre do Sul, eles decidiram iniciar as buscas e acionaram o apoio da Polícia Municipal de Amparo.
Buscas no entorno da mata
Desde a tarde de sábado (15), a equipe da Polícia Municipal de Amparo contou com o apoio do canil e da Patrulha Ambiental Rural na realização das buscas. Um drone sobrevoou a área da mata na região do bairro Alto dos Ipês, e cães de faro treinados foram utilizados nas rondas.
Nesta quinta-feira (20), a Patrulha Ambiental Rural instalou algumas armadilhas com carne na mata e os donos da Pipoca realizaram diversas rondas no local e nas redondezas, já que um cão havia sido avistado em uma câmera residencial na noite de quarta-feira (19).
Na tarde da última quarta-feira (19), a Pipoca também havia aparecido em uma trilha. Entretanto, ao avistar a movimentação dos agentes e dos donos durante uma busca, a cachorrinha se assustou e retornou à mata.
Segundo o inspetor da Polícia Municipal de Amparo, Júnior Mosca, dentre os principais desafios em realizar as rondas estava o fato de a mata ter uma vegetação densa e fechada. Devido às copas das árvores, não era possível localizar a cadela por meio do drone que sobrevoava o espaço em todas as tentativas de busca.
Além disso, a maior preocupação da equipe era com as temperaturas baixas que atingem o local na parte da noite, e a região também é conhecida por abrigar onças e outros animais predadores.
Encontrando a Pipoca
Na tarde desta quinta-feira (20), a família da Pipoca a encontrou andando pela região urbana da estância de Monte Alegre do Sul, próximo ao Santuário do Senhor Bom Jesus. A tutora comenta que foi necessário que pulassem na frente da cachorrinha para conseguir pegá-la.
Amanda também afirma que a cachorrinha está um pouco machucada após a aventura, mas que está saudável. Pipoca foi encaminhada ao veterinário, onde tomou alguns antibióticos para os ferimentos, e já voltou para casa.