Um vídeo encantador protagonizado por uma cadelinha chamada Tigresa e seus sete filhotes, apelidados de “frentiscães”, viralizou nas redes sociais nos últimos dias, alcançando mais de um milhão de visualizações em apenas 24 horas. O motivo do sucesso? Os registros com os cães foram feitos em um posto de combustíveis no Jardim Campos Elíseos, em Campinas, onde a cachorrinha e seus filhotes foram acolhidos após serem resgatados de um buraco no Jardim Bassoli.
A ação solidária foi realizada por Giovanni Fernandes, gerente da rede de postos de combustíveis e fundador de uma ONG de resgate de animais. Em 2023, o posto se tornou lar temporário para 18 cães, e neste ano, já foram resgatados 53 animais, dos quais 41 foram adotados, mostrando o impacto positivo da ação no resgate de animais em Campinas.
O poder das redes sociais na vida dos cães resgatados
O vídeo dos “frentiscães” não só ajudou a divulgar a causa, mas também trouxe doações e incentivou adoções. Segundo Giovanni, a visibilidade é essencial para manter o projeto.
“Para cuidar dos cachorros que resgatamos aqui no posto, precisamos ter visibilidade na rede social por dois motivos: primeiro, para gente conseguir doações, que tornam esse projeto possível, com todos os cuidados, castrações, exames e cirurgias que muitas vezes são necessários e depois também para dar visibilidade, para que a gente possa doar esses cachorros”,
conta.
A origem da história
A história do projeto começou em 2021, quando Giovanni adotou Matuê, um cachorro que apareceu no posto e inspirou a criação de um perfil no Instagram. O sucesso foi tão grande que a página já conta com mais de 460 mil seguidores, e Matuê até estrelou um comercial de TV.
“Tudo começou quando esse cachorro apareceu aqui nesse posto em 2021 e no primeiro dia que ele apareceu, já tive a ideia de criar um Instagram para ele e no fundo eu tinha o sonho de poder ajudar todos os cachorros que apareciam aqui no posto. A gente que trabalha com posto de gasolina, encontra esses cachorros passando e ao colocar um pote de água e de ração, muitas vezes isso já é suficiente para eles ficarem aqui”,
explica.
E foi justamente a visibilidade conquistada pelo Matuê que provou para o gerente que o posto poderia ser um lugar de acolhimento, mas também o início de uma nova vida para esses cães.
“A gente percebeu que o posto não precisava ser o local final desses cachorros, mas poderia ser o lar temporário. O que antes era uma missão de ajudar, de dar um lar para esses cachorros em um posto de gasolina, acabou virando um negócio de você conseguir tirar o cachorro da rua e encontrar um lar. Porque por mais que você cuide deles nos postos, a gente tem muitas situações também de cachorros que passam por acidentes, às vezes são atropelados. Então a gente sabe que o posto não é o lugar ideal para um cachorro. O lugar ideal para um cachorro é em segurança, em um lar, com uma família. E graças ao Matuê, hoje a gente pode fazer a diferença para outros cachorrinhos”,
conta.
Para quem é fã do Matuê, a notícia não é boa. Depois de um tempo morando no posto e trabalhando como frentista, ele resolveu se aposentar e hoje não mora mais no local. Por isso, para conhecer o astro, só com hora marcada.
“Quando ele morava no posto, vinha gente todo dia aqui, de outras cidades e até de outros estados, falavam que estavam passando por Campinas e decidiram parar só para conhecer ele”.
Como adotar os cães?
Para adotar um dos cães acolhidos no local, é necessário preencher um formulário. Se aprovado, o novo tutor deve assinar um termo de compromisso. Neste domingo (8), uma feira de adoção com os filhotes será realizada, das 11h às 15h, na Avenida Doutor Hermas Braga, 23, no bairro Nova Campinas.
Como ajudar?
Para quem não pode adotar um dos cachorrinhos resgatados, também existem outras formas de ajudar. De acordo com Giovanni, a mais barata delas, também é uma das mais importantes.
“O jeito mais fácil é você seguindo no Instagram, acompanhar. Só de você dar um like ali, um engajamento que vai fazer aquele post atingir mais pessoas”,
explica Giovanni.
Além disso, também é possível realizar doações de ração, por exemplo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da ONG: (19) 99835-0022, ou pelo e-mail mazedog@gmail.com.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba sedia etapas nacionais e estaduais de canoagem neste fim de semana
Piracicaba segue em alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira
Vacinação contra a raiva acontece amanhã em São Pedro; veja como participar