Campinas entrou em estado de alerta nesta terça-feira (20) devido ao tempo seco e das altas temperaturas. Segundo o registro da Defesa Civil, a umidade relativa do ar chegou hoje a 14% às 13h40. O índice é considerado baixo, o ideal é que ele fique acima de 60%. Às 12h20 a temperatura chegou a 33,3°C em pleno Inverno.
O calorão segue nos próximos dias. Segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o calor segue forte amanhã com previsão de temperatura máxima de 33°C e pode piorar ainda mais na quinta-feira que tem previsão de temperatura máxima de 34°C.
Apesar do calor forte, há expectativa da entrada de uma nova frente fria no final de semana. Saiba mais aqui.
Cuidados com calor e tempo seco
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que, tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano. “Esse é um índice muito baixo que coloca o município em Estado de Alerta e a tendência é de baixar mais ainda, até chegar ao nível de emergência, quando a URA fica abaixo de 12%. Essa secura, além de gerar desconforto é uma questão importante de saúde pública por isso as pessoas devem tomar bastante água e, se perceberem qualquer anormalidade, procurar ajuda médica”, destacou.
O departamento orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. Queimadas não devem ser feitas.
Furtado reforça ainda a importância de coibir qualquer tipo de incêndio. “É fundamental que as pessoas não provoquem nenhum tipo de queimada. Qualquer queima de lixo, com esse tempo extremamente seco e quente, tem grande probabilidade de propagação rápida do fogo e os incêndios agravam as questões de saúde da população. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas fiquem alertas, não coloquem fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e, ao avistarem uma queimada, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo 199″, aconselhou Furtado. Em caso de soltura de balões por ser crime, as pessoas devem acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.
O coordenador explicou que todos os locais em que houve registro de foco de incêndio são vistoriados. A identificação dessas áreas permite notificar os proprietários e diminuir reincidências. Campinas tem uma lei municipal que proíbe queimadas. “Com base nessa legislação, é proibido o uso do fogo para ações como limpeza de terreno, por exemplo. Quando isso ocorre o município aplica as penalidades. São penalidades de multa e, dependendo da extensão, também é feito o termo do ajustamento de conduta para a reparação do dano ambiental causado”, disse.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Prefeitura de Piracicaba abre concurso público com salários de até R$ 14 mil; veja vagas
Suspeito de tentativa de feminicídio e de homicídio é preso em Piracicaba