Após alcançar a maior temperatura do ano, com 38,6°C, e ter sensação térmica de 42°C nesta segunda (13), Campinas pode bater novo recorde nesta terça-feira (14), quando a máxima prevista é de 39°C, segundo a empresa Climatempo. Em outras cidades da região, porém, o “calorão” deve passar dos 41°C. Entre elas, estão municípios como Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste Paulínia e Nova Odessa.
Veja os maiores índices previstos para esta terça-feira na região de Campinas:
Águas de São Pedro: 42°c
Sumaré: 41°C
São Pedro: 41°C
Santa Bárbara d’Oeste: 41°C
Saltinho: 41°C
Rio das Pedras: 41°C
Rafard: 41°C
Piracicaba: 41°C
Paulínia: 41°C
Nova Odessa: 41°C
Mas vai chover?
Além de confirmar o calor durante o dia e de esperar a persistência da sensação térmica de abafamento até o período noturno, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp prevê também o aumento de nebulosidade à tarde, o que resulta em “um ambiente atmosférico mais favorável” para as possibilidades de pancadas de chuvas.
“Essas pancadas são esperadas especialmente a partir do final de tarde, e podem ocorrer inclusive na madrugada (virada de terça para quarta-feira), não se descartando eventuais temporais”, finaliza o comunicado publicado pelo centro.
O que causa o calorão?
Segundo a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila, o calor intenso ocorre devido a uma massa de ar quente e seca que bloqueia a entrada do ar mais fresco na região e em outras áreas de São Paulo e de outros estados. “Havia uma previsão que esse bloqueio perdesse força e que as frentes frias que estavam no Sul do País conseguissem avançar. Porém isso não aconteceu”, argumentou ela.
“A partir do domingo (19), então, é que a gente tem uma mudança mais importante. Mas até a sexta (17), sobretudo, teremos muito calor”, finaliza a especialista.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294