- Publicidade -
CampinasCotidianoCâmara aprova isenção da taxa do pátio da Emdec para veículos apreendidos aos fins de semana

Câmara aprova isenção da taxa do pátio da Emdec para veículos apreendidos aos fins de semana

Isenção também é válida para feriados; entenda para quem medida é válida e quais são as exceções

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Campinas aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto de lei que prevê a isenção da taxa de estadia no pátio da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento) para automóveis removidos aos finais de semana e feriados.

A proposta isenta do pagamento os motoristas que tiverem seus veículos apreendidos durante o período em que o pátio municipal está fechado. A isenção valerá para o dia da apreensão, além de sábados, domingos e feriados, voltando a ser cobrada apenas a partir do primeiro dia útil subsequente.

- Publicidade -

Justificativa para projeto da Câmara

O projeto é de autoria do vereador Rodrigo Farmadic (União Brasil). Na justificativa, o parlamentar argumenta que, atualmente, os motoristas enfrentam dificuldades para retirar seus veículos fora do horário comercial, e mesmo impedidos de reaver os automóveis, acabam arcando com taxas indevidas.

Atualmente, a retirada no pátio só é permitida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, enquanto as apreensões pela fiscalização ocorrem 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em quais casos se aplica?

A medida vale para os seguintes casos:

  • Motoristas que estejam com a documentação do veículo regularizada e que tenham o carro removido por outras infrações, como estacionamento irregular.
  • A isenção não será aplicada em casos de documentação irregular ou quando houver meios para retirada do veículo aos finais de semana ou feriados.

    “O objetivo é fazer justiça e evitar despesas desnecessárias para os proprietários, garantindo mais equilíbrio no processo de fiscalização e recolhimento de veículos na cidade”, afirma Farmadic.

Veto do Executivo

Esta é a segunda vez que a proposta passa pela Câmara. No ano passado, o projeto foi aprovado por unanimidade, mas acabou vetado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).

- Publicidade -

O motivo alegado foi o impedimento da Lei Eleitoral, que proíbe a concessão de benefícios em ano de eleição. Em nota, a Prefeitura afirmou que a aprovação do projeto implicaria na retirada de uma cobrança, o que é vedado em ano de eleições. Por isso, segundo o Executivo, o projeto só poderia ser sancionado no próximo ano.

O que diz a Lei Eleitoral

A Lei nº 9.504/97, citada pela Prefeitura, proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela Administração Pública em anos eleitorais.

As exceções são casos de calamidade pública, estado de emergência ou quando a medida fizer parte de programas sociais autorizados e já em execução orçamentária no ano anterior.

Nesses casos, a lei prevê que o Ministério Público poderá acompanhar a execução financeira e administrativa dos programas.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mais Médicos abre inscrições com novas vagas para a região de Piracicaba

Nova Odessa abre primeira semana de maio com 59 vagas de emprego

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas