- Publicidade -
CotidianoCâmara de Campinas aprova validade do cartão Nutrir por mais seis meses

Câmara de Campinas aprova validade do cartão Nutrir por mais seis meses

Ao todo, 26 mil famílias serão beneficiadas caso a proposta seja sancionada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos)

- Publicidade -

Ampliação do Cartão Nutrir é aprovada na Câmara Municipal de Campinas (Foto: EPTV)

A Câmara de Campinas aprovou o PL (Projeto de Lei) que mantém por mais seis meses o benefício do Cartão Nutrir para 26 mil famílias do município.

A proposta é de autoria do Executivo e entrou na pauta em regime de urgência, sendo aprovado por unanimidade pela Casa. Para ter validade, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos).

O cartão oferece R$ 109,41 a famílias com renda per capita de até R$ 231,46 por mês. As famílias precisam ter crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, ou idosos. O cartão visa a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza.

EMENDA

Durante a votação, os vereadores também validaram uma emenda que prevê a possibilidade do município pagar o benefício em dobro em dezembro. Entretanto, ainda não há detalhes da emenda.
 
LEIA MAIS 
Lei de Incentivos Fiscais promete gerar 5 mil empregos em Campinas 
Covid-19: procura por autoteste em Campinas acaba com estoques em farmácias 
Trio é preso por roubo de van de entregas de produtos on-line em Sumaré

HISTÓRICO

- Publicidade -

Segundo a Casa, até março de 2020 o Cartão Nutrir atendia seis mil família em situação de extrema pobreza. Ainda neste período, o número de beneficiados foi aumentado para 26 mil, cerca de 130 mil pessoas, através de outro projeto de lei.

Entretanto, a medida era válida apenas para o período de pandemia de covid-19. Por este motivo, foi proposta a extensão de prazo do benefício.

Vale lembrar que foi publicada em 22 de abril a portaria que encerra a Espin (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional) na pandemia, que fez com que as cidades revejam as situações de calamidade. Com isso, o Cartão Nutrir perderia a validade.

LIMPEZA E HIGIENE

Além da extensão, a proposta também prevê a utilização do cartão para a aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal, característica, até então, válida apenas em caráter temporário, até o momento.

DEMAIS PROJETOS

Em primeira votação, também foi aprovado o projeto de autoria do vereador Luiz Cirilo (PSDB), que determina que todos os hospitais e maternidades da rede pública municipal e particulares serão obrigados a instalar câmeras de segurança em seus berçários e nas unidades de terapia intensiva neonatal.

Até então, a lei obriga apenas que fossem instalados equipamentos de segurança que alertassem sobre a saída de recém-nascidos e crianças de suas dependências, sem a devida autorização dos profissionais responsáveis.

Em contrapartida, foi rejeitada a proposta do vereador Nelson Hossri (PSD), que visava que a poda de árvores deixasse de ser uma exclusividade da Administração municipal e pudesse ser realizada por pessoas jurídicas, públicas ou privadas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -