Câmeras de segurança capturaram um grupo de três pessoas vandalizando as catracas eletrônicas do Terminal BRT Mercado, localizado na região central de Campinas. O ato causou danos ao equipamento, que foi consertado e voltou a funcionar por volta das 8h30 desta quarta-feira (28).
As imagens mostram o grupo praticando evasão tarifária, pulando as catracas e acessando o terminal pela área reservada a pessoas com mobilidade reduzida. Em seguida, um dos suspeitos voltou e cometeu atos de vandalismo, incluindo chutes e socos nas catracas. Ao perceber que estava sendo filmado, o homem tentou danificar a câmera de segurança e até jogou um extintor de incêndio no equipamento.
Veja vídeo do ato de vandalismo no Terminal BRT
O sistema de monitoramento da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) flagrou o vandalismo por volta das 23h50. A Emdec registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil para investigar o caso.
Atos de vandalismo são recorrentes, diz Emdec
De acordo com a Emdec, o Terminal BRT Mercado enfrenta de três a cinco ocorrências mensais de vandalismo, que incluem pichações, danos e tentativas de furto. Além disso, as equipes de segurança registram, em média, duas ocorrências diárias de furtos de fiação ou vandalismo, principalmente no Corredor BRT Perimetral.
Monitoramento
O sistema de câmeras do BRT, que cobre 19 estações e terminais, opera 24 horas para identificar e prevenir vandalismo e evasão tarifária. Todos os pontos possuem sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme a legislação. No entanto, a ativação completa do novo sistema de câmeras foi prejudicada por vandalismo e tentativas de furto de fiação, especialmente na Avenida John Boyd Dunlop.
Como denunciar atos vandalismo?
A população pode relatar atos de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Do frio de 6°C para calorão de 30°C: confira a previsão do tempo para os próximos dias em Piracicaba
Vazamento de esgoto em ribeirão que deságua no Rio Piracicaba gera preocupação entre moradores