Diante dos recentes relatos de pacientes internados por falta de vagas ambulatoriais para hemodiálise, a secretaria de Saúde de Campinas anunciou a ampliação do serviço na rede pública municipal. Desde o último domingo (1°), foram abertas 24 novas vagas para o tratamento, elevando para 276 o número total de pacientes que podem ser atendidos ambulatorialmente.
Com a mudança, o hospital Beneficência Portuguesa, conveniado à administração municipal, aumentou sua capacidade de 159 para 183 atendimentos. As outras 93 vagas seguem disponíveis por meio do convênio com o Hospital PUC-Campinas.
Demanda de atendimento de hemodiálise aumentou após a pandemia
Segundo a secretaria de Saúde, a procura por tratamento de hemodiálise cresceu significativamente nos últimos anos. Antes da pandemia de covid-19, a média mensal de novos pacientes era de 15,6. Em 2025, esse número subiu para 26,5.
Em nota, o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, destacou que a ampliação é resultado de esforços para qualificar a assistência prestada pelo SUS Municipal.
O acesso às vagas continua sendo feito por meio do Siresp (Sistema Informatizado de Regulação de São Paulo). Apesar da ampliação feita pela gestão municipal, a responsabilidade primária pela oferta do procedimento, classificado como de alta complexidade, é do governo estadual.
A secretaria de Estado da Saúde estuda a abertura de um novo turno de hemodiálise no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp para atender à crescente demanda.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Overtraining: estudo da Unicamp explica consequências do excesso de exercício físico
Piracicaba terá mutirão de cirurgias ortopédicas com 696 procedimentos até setembro