- Publicidade -
CampinasCotidianoCampinas anuncia fim da emergência para dengue; veja o que muda

Campinas anuncia fim da emergência para dengue; veja o que muda

Prefeitura revogou o decreto emergencial para a doença nesta sexta-feira (14), mas epidemia continua na cidade

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta sexta-feira (14) o fim do estado de emergência para a dengue na cidade. O decreto, que foi assinado no dia 7 de março, buscava garantir ações de combate mais rápidas. A decisão pela revogação ocorre após uma queda expressiva do número de casos.  

Apesar de o decreto ter perdido a validade a partir de hoje, a epidemia da dengue continua na cidade. Campinas tem atualmente 107.557 casos confirmados e 37 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 

- Publicidade -

O que muda com o fim da emergência para a dengue?  

O decreto de emergência para a dengue foi anunciado em março com o objetivo de garantir mais agilidade nas ações de combate, assim como flexibilizar as compras e contratações de serviços para conter o avanço da doença. 

Andrea Von Zuben, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), explica que o fim da emergência para a dengue não muda nada para a população em si, e sim para os processos administrativos. As ações da Prefeitura serão restabelecidas no formato tradicional, assim como os repasses financeiros, sem a mesma rapidez necessária para o foco no combate à doença.  

“A gente vai continuar fazendo as atividades em campo e a população tem que continuar junto com a gente no controle de criadouros. Muda muito para a Prefeitura, porque esse decreto possibilitou compras mais rápidas, tanto para melhorar os insumos e medicamentos para assistência do paciente, quanto para o controle do vetor”, explica a diretora.  

Ela também afirma que a cidade já tem todos os insumos necessários para aguentar o cenário de epidemia da dengue com facilidade até o final do ano. Porém, o controle por parte da população deve continuar. 

Entenda a revogação 

Um dos motivos apresentados pela Administração para que o decreto de emergência para a dengue deixe de vigorar foi a queda expressiva nos casos da doença. O pico de casos foi em abril, com 33.528 confirmações, em que a cidade já vinha em uma crescente de infecções desde janeiro. 

- Publicidade -

A partir de maio, começou a queda, com 26.725 casos no mês. Até o dia 11 de junho, há 1.278 casos confirmados na cidade.  

Andrea Von Zuben explica que a decisão ocorre após a Administração verificar uma diferença de muitos menos casos para serem assistidos, cuidados e tratados, tanto na rede pública quanto na rede privada. 

Tem risco de os casos voltarem a crescer? 

Após a queda nas confirmações nos últimos meses, a diretora do Devisa pontua que, mesmo com o fim do estado de emergência, as ações de combate da Prefeitura continuam. 

Além disso, com a chegada do Inverno, que começa na próxima sexta-feira (21), as manhãs e fins de tarde mais frescos fazem com que o mosquito Aedes aegypti se reproduza menos. As condições do tempo, unidas com a contenção do número de criadouros, devem fazer com que o segundo semestre seja tranquilo, segundo Von Zuben. 

“Vamos aproveitar a diminuição no número de casos e no número de mosquitos para deixar a cidade mais preparada possível para não termos um próximo Verão explosivo novamente”, pede a diretora à população.  

O que já foi feito para combater a dengue em Campinas 
  • 800 mil imóveis foram visitados pelos agentes; 
  • Mais de 2.400 denúncias feitas pela população e atendidas; 
  • 38,6 mil pessoas sintomáticas para dengue foram atendidas e 13 mil pacientes foram encaminhados para a hidratação após receberam mensagem pelo WhatsApp de inteligência artificial; 
  • 20 mutirões, com mais de 500 voluntários; 
  • 22 mil toneladas recolhidas de cata-treco. 

*Com informações de Heitor Moreira/EPTV Campinas 

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Frente fria já tem data para começar em Piracicaba; veja quando
Concreto recém-aplicado em avenida é vandalizado em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas