Quem circula por Campinas com certeza já se deparou com equipes fazendo os trabalhos de recapeamento ou mesmo notou o novo asfalto em diversos pontos da cidade. A Prefeitura de Campinas informou que desde o inicio deste ano até a última sexta-feira (18) já foram recapeados 75 km de vias.
Desse total, 50 quilômetros foram recapeados com empréstimo do governo estadual. Com o recurso, grandes avenidas e principais ruas da cidade recebem o novo asfalto. Já 25 km foram realizados com verba municipal, que atua em bairros desde o início do ano.
Os serviços são realizados pós reclamações de moradores e motoristas. Em diversos pontos da cidade, vias registram buracos, erosões no solo e pontos com desgastes de asfalto – situação que piorou após as fortes chuvas que atingiram a cidade entre o final de 2022 e o início deste ano.
Como é o trabalho?
Segundo a Administração municipal, ruas e avenidas de Campinas estão sendo renovadas com o avanço do recapeamento, que é a substituição da capa asfáltica desgastada por uma nova. Concluído o novo asfalto, as vias recebem novamente a sinalização de trânsito, com pinturas no solo.
“Os locais são definidos por critérios técnicos, como áreas com mais desgaste do asfalto e que tenham grande fluxo de trânsito”, justificou.
Recurso do governo
Em março deste ano, a agência Desenvolve SP liberou um empréstimo de R$ 80 milhões para os serviços de recapeamento em Campinas. Com a verba e duas empresas atuando, a previsão é de chegar a aproximadamente 70 quilômetros de vias recapeadas na cidade em até 12 meses. Até o momento, já foram executados 50 quilômetros de vias com o recurso.
O primeiro local a receber obras foi a Avenida Brasil, uma das principais e grande fluxo da região central e proximidades. Os serviços também já passaram pelas:
- Avenida Andrade Neves
- Avenida Carolina Florence
- Avenida Luiz Smânio
- Avenida Barão de Itapura
- Avenida Heitor Penteado
- Avenida Júlio Prestes
- Avenida Ayrton Senna
- Rua Delfino Cintra
- Rua Abolição
- Rua Conceição
- Rua Maria Monteiro, entre outras.
Onde estão?
Neste momento, as equipes estão na Avenida Albino J. B. De Oliveira, em Barão Geraldo, e na Avenida Jorge Tibiriçá, região do Jardim Nova Europa.
Próximos locais
Segundo a Prefeitura, a equipe 1, que atua na Avenida Jorge Tibiriça, permanece no local até hoje, e após o término, o serviço será realizado na Avenida Orozimbo Maia.
Já a equipe 2, que atua na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, segue no local a semana toda. Após o término, os trabalhos serão feitos na Avenida Norte Sul, sentido sul.
Obras com verba municipal
Além desta frente de trabalho em recape, a Prefeitura informou uma equipe própria da Secretaria de Serviços Públicos vinha executando o recapeamento de vias, em diversos bairros, desde o início do ano.
Segundo o balanço, ruas e avenidas foram recapeadas nos seguintes bairros:
- DIC 3
- Vila Padre Anchieta
- Nova Aparecida
- Vila Costa e Silva;
- Bairros das Palmeiras
- Vila Lídia
- Taquaral
- Vila Independência
- Barão Geraldo
- Jardim Independência, entre outros.
Esta equipe, segundo a Prefeitura, executou 25 quilômetros de recapeamento.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que para fazer o recapeamento é preciso fazer a fresagem do asfalto, que é a retirada da camada superficial e desgastada, depois aplicar e compactar a nova camada de massa. “O recapeamento dá nova vida e amplia a durabilidade e a qualidade do pavimento”, diz o secretário.
Em 2022, a Prefeitura informou que executou mais de 22 quilômetros em vários bairros da cidade.