Em uma semana, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) assinou cinco ordens de serviço que dão início às obras de construções de creches na cidade. Segundo a Administração, o objetivo é diminuir o déficit atual, que é de 4,5 mil vagas na Educação Infantil, para crianças com idade de zero a 3 anos. No total, 16 novas creches devem ser construídas simultaneamente (veja abaixo os locais). Elas têm previsão de inauguração no próximo ano.
Nesta semana, o prefeito assinou ordens de serviços que estipulam o início das obras para as construções de creches nos residenciais São Bento, São Luiz, jardins do Lago, Fernanda e DIC I. A última foi assinada neste sábado, no DIC I.
Por quase duas décadas, os moradores do bairro esperaram por uma creche no bairro. A previsão é que a escola fique pronta no próximo ano. A unidade abrigará, a partir de fevereiro, 320 crianças, com idade de zero a 5 anos, nos períodos integral e parcial. “Estamos nessa luta há mais de 16 anos”, disse a representante dos moradores do DIC I, Cícera Otília.
LEIA TAMBÉM
Festival em Campinas reúne cervejarias artesanais, shows e gastronomia neste fim de semana
Acidente com capotamento na D. Pedro deixa vítima em estado grave em Campinas
ASSINATURAS
Na última quarta-feira (8) foi assinado o início de obras para a construção de duas creches, uma no Jardim do Lago 2 e outra no Jardim Fernanda, ambos na região Sul da cidade. Já no sábado (4), o prefeito já havia autorizado para construção de outras duas creches, nos residenciais São Bento e São Luiz.
Segundo a Prefeitura, cada unidade atenderá 320 crianças, com idades de 0 a 5 anos, nos períodos integral e parcial. A expectativa é que elas comecem a funcionar no primeiro semestre do ano que vem.
A Rede Municipal de Ensino de Campinas tem atualmente 208 unidades, sendo 163 de Educação Infantil, 44 entidades colaboradoras de Educação Infantil e 45 escolas de Ensino Fundamental. Ao todo são 61,9 mil alunos matriculados.
ESPAÇO DO AMANHÃ
Segundo a Prefeitura de Campinas, essas escolas integram o Programa Espaço do Amanhã, que construirá simultaneamente, 16 creches, em toda a cidade. O objetivo é diminuir o déficit de vagas na Educação Infantil.
“Esse projeto tem a chance real de zerar o déficit de vagas na Educação Infantil. Não estou prometendo que isso vai acontecer, mas será um marco”, disse prefeito Dário Saadi.
Com as novas unidades educacionais, o número de vagas na Educação Infantil municipal será ampliado em mais de cinco mil vagas. O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura.
As creches serão construídas nos bairros:
- Jardim do lago II
- Residencial Cosmos
- DIC I
- Parque Itajaí
- Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá)
- Residencial Campo Florido II
- São Luiz
- Dic IV
- Vila Olímpia
- Distrito do Ouro Verde
- Jardim São Bento
- Parque dos Pomares
- Paraíso de Viracopos
- Jardim Fernanda
- Bosque das Palmeiras
- Distrito do Campo Grande
LEIA TAMBÉM
Chuva extrema no Brasil: dados meteorológicos indicam mais dias de temporal no país