- Publicidade -
CotidianoCampinas bate recorde de maior temperatura do ano com 34ºC antes da frente fria

Campinas bate recorde de maior temperatura do ano com 34ºC antes da frente fria

Temperatura foi registrada pelo Cepagri às 15h45 de hoje; frente fria chega nesta quinta-feira (14) e deve derrubar as máximas

- Publicidade -

Campinas registrou recorde de maior temperatura do ano na tarde desta quarta-feira (13). De acordo com a medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, os termômetros chegaram a marcar 34ºC às 15h45. Segundo o Centro, até então o recorde de calor deste ano havia sido registrado no dia 23 de agosto, com a medição de 33,8ºC.

O calorão que está fazendo nessa reta final de Inverno, que termina no dia 23 de setembro, acontece antes da chegada de uma nova frente fria que promete registrar quedas bruscas nas temperaturas – veja os detalhes abaixo. De acordo com o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, o mês de setembro já é conhecido por apresentar dias mais quentes e picos de temperatura.


LEIA TAMBÉM

Você compraria um quadro ‘amaldiçoado’? Conheça a história de pintura viral vendida por R$ 9,8 mil

Flagra de visitantes de presídios com drogas cresce 36%; maioria são mulheres

“Setembro é um mês bastante propenso a termos ondas de calor e picos de temperatura, que é um período em que a radiação solar chega com maior intensidade. A gente ainda tem sequências de dias de céu claro e predomínio de sol, o que faz com que as temperaturas subam”, explica Bainy.

Além disso, a região recebeu na tarde de hoje um escoamento pré-frontal de Noroeste, que transporta um ar mais quente para a região de Campinas antes da chegada da nova frente fria, prevista para essa quinta-feira (14).

Já pelo Ciiagro (Centro integrado de informações agrometeorológicas), a medição em Campinas atingiu 34,7°C às 15h. Na região, Sumaré registrou a temperatura mais alta do ano com 36,1°C.

Queda nas temperaturas

Na região de Campinas, os modelos meteorológicos também indicam chuvas entre a madrugada de quinta e sexta-feira (15). Além disso, durante o período da passagem da frente fria, as rajadas de vento poderão chegar até 50 km/h no período da tarde e da noite.

- Publicidade -

A nova frente fria deve causar uma queda brusca deve entre quinta e sexta-feira. Devido à mudança, a quinta-feira deve ser de céu nublado a encoberto, o que limita a elevação das temperaturas. Na sexta, a expectativa é de que o dia amanheça com céu nublado a encoberto, com possibilidade de chuvas. No decorrer do dia, a nebulosidade diminui, mas as temperaturas não sobem tanto.

Na virada de sexta pra sábado (16), as temperaturas mínimas caem ainda mais. No entanto, sob céu claro, haverá acentuada elevação térmica e uma grande amplitude térmica no dia, o que elevam os níveis dos termômetros.

Veja como ficam as temperaturas nos próximos dias:

  • Quinta-feira (14) – mínima de 16ºC a máxima de 25ºC
  • Sexta-feira (15) – mínima de 13ºC e máxima de 25ºC
  • Sábado (16) – mínima de 13ºC e máxima de 30ºC



LEIA MAIS

Como deve ser o treino para começar a praticar corrida de rua?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -