- Publicidade -
CampinasCotidianoCampinas é uma das cidades mais ‘aquecidas’ do Brasil? Entenda

Campinas é uma das cidades mais ‘aquecidas’ do Brasil? Entenda

Pesquisa do Climate Central mostra o impacto das mudanças climáticas em relação às altas temperaturas ao redor do país

- Publicidade -

Um levantamento publicado pelo Climate Central aponta que Campinas é a terceira entre 15 cidades mais “aquecidas” do Brasil. A pesquisa da organização americana de monitoramento meteorológico mostra que as mudanças climáticas também são responsáveis pelos dias mais quentes no país, como foi sentido principalmente na última semana na região. O município teve o Verão mais quente dos últimos 10 anos (veja aqui).

Das 678 cidades dos 175 países analisados, apenas 15 localidades brasileiras foram contempladas, por atenderem critérios de população definidos pelo estudo. A pesquisa utiliza a média registrada entre 1991 e 2020 como base para comparação.  

- Publicidade -

A partir disso, os dados mostram que, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, 80% da população global foi exposta a pelo menos um dia de temperaturas acima da média esperada para o período. No Brasil, o valor sobe para 93%, com cerca de 200 milhões de habitantes afetados. A média de aquecimento do país nestes meses foi de 0,71°C.  

Campinas é uma das cidades mais ‘aquecidas’ do Brasil?  

Campinas aparece em terceiro lugar no ranking das cidades mais “aquecidas” pelas mudanças climáticas no Brasil, com uma anomalia de temperatura de 0,93°C. Ela está atrás apenas de Vila Velha (ES) e Goiânia (GO), que lideram o ranking porque foram as que apresentaram maior anomalia de temperatura, com aumento de 1,15 °C e 0,99°C, respectivamente.  

Veja a lista das 15 cidades mais “aquecidas” do país:  

  1. Vila Velha, 1,15°C  
  2. Goiânia, 0,99°C  
  3. Campinas, 0,93°C  
  4. Recife, 0,90°C  
  5. Salvador, 0,84°C  
  6. Maceió, 0,77°C  
  7. Manaus, 0,70°C  
  8. Belém, 0,63°C  
  9. Curitiba, 0,6°C  
  10. Brasília, 0,59°C  
  11. Guarulhos, 0,56°C  
  12. São Paulo, 0,54°C  
  13. Rio de Janeiro, 0,47°C  
  14. Porto Alegre, 0,46°C  
  15. São Gonçalo, 0,17°C  

O relatório da Climate Central mostra que, no Brasil, as cidades de Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM) ficaram 1,54°C, 1,52°C e 1,33°C mais quentes em fevereiro.   

- Publicidade -

Em janeiro, o destaque fica para Recife (PE), que teve aumento de 1,34°C. Por fim, dezembro foi o mês com a maior anomalia registrada no país. Campinas e Goiânia (GO) encerraram o ano de 2024 com 1,72°C acima da média para o período.  

Entenda a pesquisa   

O estudo usou duas ferramentas para analisar o aumento das temperaturas ao redor do mundo:  

  • Anomalias de temperatura: mostra o quanto as condições climáticas eram mais quentes ou mais frias em relação à média de 1991 a 2020;  
  • Índice de Mudanças Climáticas: métrica desenvolvida pela Climate Central que quantifica a influência de mudanças climáticas nas temperaturas diárias.  

Por que Campinas está no ranking?  

Segundo o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o estudo coletou dados que não são de estações meteorológicas diretamente, e sim um tipo de reanálise. Para ele, o critério de habitantes usado pelo estudo também acaba restringindo as cidades apresentadas, o que, diante da dimensão do Brasil, pode ter levado Campinas a ocupar um dos primeiros lugares do ranking.   

O especialista compara os dados coletados com um mapa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), válido para o mesmo trimestre apontado pelo estudo, de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024. Nele, praticamente o Brasil inteiro aparece com temperaturas mais de 0,5°C acima da média, em que Campinas nem estaria entre as cidades mais “aquecidas” neste caso.   

Mapa do Inmet de anomalia trimestral de temperatura
Mapa do Inmet de anomalia trimestral de temperatura. (Foto: Reprodução/Inmet)

- Publicidade -

“Você vê que tem porções do Centro-Oeste que estão com as anomalias bem mais pronunciadas. Então, fica difícil fazer essa análise quando o limiar deles foi tão restritivo, selecionando apenas 15 cidades do Brasil”, explica.  

Cuiabá (MT), por exemplo, que registrou recorde histórico de calor de 44,2°C no ano passado, não aparece no ranking das cidades brasileiras.   

Mudanças climáticas  

O estudo aponta que o El Niño tende a aumentar as temperaturas globais, apesar de ter um atraso de cerca de seis meses. O fenômeno responsável pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico está influenciando o padrão de anomalias de temperatura em todo o mundo.   

Porém, a pesquisa destaca que o El Niño de 2023-24 acontece em um clima que já foi aquecido pelas atividades humanas.    

Além disso, um dos fatores que ajudam a explicar a alta nas temperaturas é a quantidade de CO₂ (dióxido de carbono), principal gás do efeito estufa, presente na atmosfera. O levantamento mostra que as concentrações atingiram 422,8 ppm em janeiro de 2024, o maior nível em dois milhões de anos.  

Segundo o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de recorde de calor na Terra, com uma elevação de 0,81°C em relação à média do mês nos últimos 30 anos. Comparando com o período pré-industrial, de 1850 a 1900, o aumento foi de 1,77°C. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Frente fria vai trazer chuva para SP? Veja previsão do tempo

Que horas começa o equinócio de Outono em 2024?

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas