A região de Campinas entrou no alerta da Defesa Civil do Estado para chuvas chuvas fortes, temporais e até mesmo raios e fortes rajadas de vento neste final de semana. Segundo a previsão do boletim meteorológico, a chegada de uma frente fria entre sábado (14) e o domingo (15) poderá trazer chuvas com a expectativa de acumulados de até 120 milímetros, com risco de deslizamentos, alagamentos, inundações e outros eventos climáticos extremos. A cidade está em alerta para eventuais desabamentos, quedas de árvores e outros incidentes provocados pelo mau tempo.
Por causa da previsão dos grandes acumulados a Prefeitura de Campinas começou a se mobilizar para possíveis ocorrências causadas pelas chuvas intensas. Segundo comunicado emitido na tarde desta sexta-feira (13), as equipes da Defesa Civil, Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), e das secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social e Habitação já estão em sobreaviso e prontas para agir, caso necessário.
Alerta para fortes temporais
O alerta meteorológico destaca o risco de deslizamentos de terra e alagamentos em diversas áreas de Campinas, especialmente em locais já conhecidos por enfrentarem problemas com enchentes durante períodos de chuvas fortes.
O volume de precipitação previsto para amanhã pode superar a marca dos 120 milímetros, o que aumenta significativamente o risco de inundações e enxurradas. Além disso, é importante destacar a possibilidade de queda de granizo e os efeitos de raios, que podem prejudicar a segurança da população. Durante esses eventos climáticos, os ventos fortes podem causar danos a imóveis e à infraestrutura da cidade, além de criar condições perigosas no trânsito.
Atenção à sinalização e alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Campinas reforçou a importância da população se manter atenta aos avisos de risco exibidos nos painéis digitais instalados em diversos pontos da cidade, que emitem alertas de alagamento quando o clima se torna mais severo. “É fundamental que os moradores respeitem essas sinalizações, especialmente em áreas de risco de alagamento e em locais onde já são recorrentes os problemas durante chuvas fortes. Em situações de tempestades rápidas, a chuva intensa pode gerar enxurradas e formar áreas alagadas, criando condições perigosas para quem estiver nas ruas”, informou por meio de nota.
O que fazer em caso de emergência?
A Prefeitura orienta que, em caso de emergências, os cidadãos devem entrar em contato com os seguintes números:
- Corpo de Bombeiros: Ligue para o 193 em casos de incêndios, resgates ou outras emergências.
- Defesa Civil: Para informar sobre alagamentos, inundações ou queda de árvores em vias públicas ou imóveis, ligue para o 199. A Defesa Civil também está disponível para realizar vistorias em imóveis que possam ter sido afetados pelas chuvas.
Cadastro de alertas
A Defesa Civil recomenda que os moradores de Campinas se cadastrem para receber alertas por SMS diretamente no celular. Para isso, basta enviar uma mensagem com o CEP de sua residência para o número 40199. Esse serviço permite que os cidadãos recebam informações em tempo real sobre condições climáticas adversas e medidas de precaução.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Transporte público terá reforço em Piracicaba para horário especial de Natal; veja linhas
Cinco pessoas são presas por tráfico, contrabando e jogos de azar