- Publicidade -
CotidianoCampinas envia equipe de operação de drone para o Rio Grande do Sul

Campinas envia equipe de operação de drone para o Rio Grande do Sul

Dispositivo que será usado na missão é o drone DJIM30T, que trabalha mesmo embaixo de chuva e enfrentando ventos de até 80 km/h

- Publicidade -

Uma equipe municipal de operação de drone de Campinas será enviada neste sábado (11) para Canoas, no Rio Grande do Sul. Na cidade gaúcha, mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelo desastre, e praticamente metade do município foi atingido.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, o “objetivo da missão humanitária é ajudar na identificação do dimensionamento do desastre”. O Rio Grande do Sul já tem quase 70 mil pessoas em abrigos e mais de 300 mil desalojadas.

Ao todo, serão enviados três profissionais: os agentes Gabriel Botelho Assis Benatti e Tânio Rodrigues Alves, da Defesa Civil, e o técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortorelli. Gabriel e Marcelo são operadores de drone, e Tânio é agente da Defesa Civil que já atuou em outras missões humanitárias.

Os servidores viajam de viatura às 11h, com a expectativa de chegar a Canoas na manhã do domingo (12). Ainda de acordo com a Prefeitura de Campinas, a estimativa é de que a operação dure oito dias, mas a possibilidade de continuidade, por meio de um revezamento, será avaliada.

- Publicidade -

O drone que será usado na missão é o DJIM30T, chamado pela Emdec de “superdrone”. O equipamento trabalha em dias de chuva e com ventos de até 80 km/h, possui duas câmeras e sensores para evitar obstáculos. Foi adquirido pela Emdec em dezembro do ano passado.

“Nossa equipe poderá ajudar muito no dimensionamento e identificação da extensão dos estragos, principalmente neste momento em que a água está baixando. A resolução da imagem do superdrone é muito boa e poderá ajudar a identificar questões como o nível de destruição, sendo um instrumento para planejar ações de assistência humanitária“, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Os três servidores têm experiência com a operação de drone, que deve seguir regras específicas no que concerne ao espaço aéreo e à segurança das pessoas. Os trabalhos serão coordenados com a Defesa Civil de Canoas, que solicitou o apoio, além das Forças Armadas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Abertas inscrições para cursos grátis de edição de vídeo e alongamento de unhas

Tarcísio de Freitas cassa aposentadoria de delegado de Piracicaba

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -