- Publicidade -
CampinasCotidianoCampinas inaugura centro de inteligência para melhorar segurança pública na região

Campinas inaugura centro de inteligência para melhorar segurança pública na região

Inaugurado nesta segunda (12), centro vai integrar serviços e possibilitar troca de informações em tempo real entre as cidades

- Publicidade -

Campinas inaugurou nesta segunda-feira (12) o CIM (Centro de Inteligência Metropolitana), voltado para a segurança pública da região. O CIM tem como principal função articular os núcleos de Inteligência das guardas municipais das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, para integrar serviços e facilitar a troca de informações de segurança pública em tempo real entre as cidades. 

O espaço vai funcionar em um anexo ao Cicc (Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas), na Rua Afonso Pena, 1.380, Vila Nova São José. 

Como vai funcionar o Centro de Inteligência Metropolitana 

No CIM, por meio da cooperação entre os 20 municípios, devem ser compartilhados e analisados dados, assim como definidas estratégias conjuntas de combate à criminalidade.  

De acordo com a Prefeitura, a união das inteligências vai contar com o sistema de monitoramento veicular, que já é utilizado por todas as corporações para compartilhamento das informações e também de integração de câmeras CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Na prática, por exemplo, se um veículo for furtado em Campinas e passar por Vinhedo, este carro poderá ser abordado na cidade vizinha. 

Também estão sendo planejadas operações em conjunto com as guardas municipais para atuar em crimes comuns entre as cidades, como furto de fios, roubo e furto de veículos, desmanches, receptação e furto a estabelecimentos comerciais. 

“Todas as agências de inteligência das guardas municipais das cidades ficarão operando no mesmo ambiente, com troca de informações em tempo real para que se produza conhecimento sobre as ações criminosas”, explica o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.  

A coordenação do CIM ficará com a cidade de Vinhedo e a vice-coordenação com Paulínia. Campinas integra a direção com a primeira secretaria, Santo Antônio de Posse ocupa a segunda secretaria e, Itatiba, a terceira.  

Troca em todas as esferas 

A ideia do CIM é agregar informações de todas as esferas, seja municipal, estadual e federal, inclusive a Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A proposta é produzir conhecimento para que os gestores municipais tenham ferramentas para a tomada de decisões e para a formatação de políticas públicas, em especial da segurança pública. 

- Publicidade -

A criação do CIM foi discutida em Câmara Temática da RMC com a aprovação dos prefeitos das cidades da região. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Justiça suspende temporariamente fiança de R$ 1 milhão de MC Ryan SP

Cidade da região é a mais desenvolvida do Brasil, diz índice Firjan; conheça local

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas