A Prefeitura de Campinas concluiu nesta quinta-feira (10) a implantação da primeira microfloresta urbana oficial da cidade, instalada no Balão do Laranja, na Praça Brigham Young, na Avenida Presidente Juscelino, no Jardim Novo Campos Elíseos. O local recebeu 3.240 mudas de árvores de diversas espécies nativas.
Microfloresta: a floresta cabe no bairro
A ideia das microflorestas é simples: transformar pequenas áreas urbanas em bolsões de vegetação nativa, capazes de amenizar o calor, filtrar o ar e abrigar a fauna local. A proposta é plantar árvores de forma adensada, recriando, em miniatura, o funcionamento de um ecossistema natural em pleno espaço urbano.

Na semana passada, outra microfloresta modelo já havia sido concluída ao lado do Portão 6 da Lagoa do Taquaral, na Praça Fernando Fernandes Olmos, com o plantio de 2.100 mudas. Ambas as áreas estão sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Projeto prevê 200 microflorestas
O projeto, apresentado oficialmente em 26 de março, prevê a criação de 200 microflorestas distribuídas por toda a cidade. O foco será nas regiões mais afetadas pelas ilhas de calor, como os distritos do Campo Grande, Ouro Verde, Nova Aparecida, Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio, além de bairros como Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury e Jardim Santa Mônica.
“Vamos implantar microflorestas em 200 áreas na cidade. É um projeto complementar à arborização existente na cidade, uma nova biologia na paisagem urbana. As microflorestas valorizam a natureza em meio à arquitetura”,
destaca o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Espécies
No Jardim Novo Campos Elíseos foram plantadas as espécies alecrim-de-campinas, peroba-rosa, jequitibá, pau-brasil, jatobá, guarantã, pau-óleo, ipês rosa, roxo, branco e amarelo, paineiras, quaresmeira, aldrago, cássia, embaúba, angico, pitanga, araçá, oiti, ingá, goiabeira, cereja-do-rio-grande e grumixama, entre outras.
Adoção
Em breve, pessoas jurídicas, como instituições e outros, poderão adotar uma microfloresta, seja implantando ou cuidando de uma existente. O projeto de lei que cria o programa de adoção de microflorestas urbanas está em análise na Câmara dos Vereadores.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba repassa reajuste salarial de 5% aos servidores nesta sexta-feira
Carreta do programa Mulheres de Peito fica até sábado em Limeira