A secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira (22) a 20ª edição do Alerta Arboviroses de 2025. O boletim semanal aponta 24 bairros com alto risco de transmissão pelo Aedes aegypti na cidade. A lista incluiu mais dois bairros em relação ao último informativo, publicado no último dia 15.
O objetivo do alerta é orientar o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e reforçar a comunicação com moradores das áreas onde ações de eliminação de criadouros serão intensificadas. Nesta semana, Campinas confirmou a primeira morte por chikungunya na história.
Quais são os bairros com alto risco de transmissão da dengue?
- Leste: Centro;
- Noroeste: Jardim Lisa e Residencial Colina das Nascentes;
- Norte: Jardim Eulina, Jardim São Marcos, Jardim Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Esperança, Recanto Fortuna, Village e Bosque das Palmeiras;
- Sudoeste: Eldorado dos Carajás, Jardim Santo Antônio e Jardim Santos Dumont 2;
- Sul: Vila Campos Sales, Parque da Figueira, Loteamento Parque São Martinho, Jardim San Diego e Jardim Nova Mercedes;
- Suleste: Jardim dos Oliveiras, Jardim Amazonas, Jardim Esmeraldina, Jardim Estoril e Jardim Samambaia.
Orientações
A Saúde considera uma série de indicadores para eleger os bairros com riscos, entre eles a incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes.
Todas as ações de controle da dengue são as mesmas para controlar as demais arboviroses. A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco.
O alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito.
Assistência
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. A Secretária da Saúde ressalta ainda que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de alarme, como tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou unidade de pronto atendimento de serviços públicos ou privados.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Cidades da região ampliam vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Piracicaba participa do Dia do Desafio da Unesco com atrações gratuitas